14 de outubro de 2025
No dia 7 de outubro, Beatriz Cardoso, diretora do Laboratório de Educação, participou do 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil, realizado pela Fundação Bracell. Beatriz integrou a mesa de debate sobre práticas pedagógicas para uma educação infantil de qualidade, ao lado de Minéa Fratelli, subsecretária de Educação de Guarulhos, e Mônica Baptista, professora da UFMG e coordenadora do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). A conversa foi mediada por Carolina Velho, especialista em Educação Infantil do Unicef Brasil.
Em sua fala, Beatriz destacou o papel das organizações da sociedade civil na implementação de políticas públicas voltadas à formação continuada de professores. “O terceiro setor tem um papel bastante específico, complementar às ações do poder público. É desse lugar que eu falo: o lugar de uma organização que contribui para que possamos avançar mais na educação infantil”, afirmou.
Destacando a importância de colocar a pedagogia e a sala de aula para o centro do debate sobre qualidade na educação infantil, ressaltou o valor de se olhar para as práticas cotidianas com profundidade. “Não há estrutura capaz de sustentar avanços educacionais se não aprendermos a olhar para a cena pedagógica, se não soubermos reconhecer o que de fato caracteriza uma educação de qualidade na prática”, disse.
Beatriz também apresentou a abordagem de formação de professores desenvolvida pelo Labedu, que valoriza os momentos em que os professores são convidados a compreender o que está em jogo nas interações com as crianças e a experimentar, de forma autônoma, novas formas de conduzir suas práticas.
“Esse é um processo gradual, de construção de capacidade dentro do sistema. Para que isso aconteça, é preciso criar estratégias recorrentes que sustentem um processo permanente de formação. É um processo que coloca em discussão o que orienta a prática, o que o professor faz, e o que as crianças pensam, falam e produzem. Quando os professores compreendem isso, passam a se apropriar do conhecimento pedagógico e a reorganizar o sistema a partir dele”, concluiu.
O simpósio reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações dedicadas à primeira infância para discutir caminhos que assegurem o direito das crianças a uma educação de qualidade desde os primeiros anos.
Assista abaixo à mesa “Práticas Pedagógicas para uma Educação Infantil de Qualidade”: