14 de novembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer a diversidade nas práticas de leitura do ensino infantil, o Labedu entregou em setembro 100 kits com 10 livros para escolas e creches dos cinco municípios maranhenses que são parceiros do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola desde 2019. As obras, escolhidas por sua qualidade literária e por contemplarem diferentes culturas e identidades brasileiras, passam a fazer parte das atividades do repertório das professoras da educação infantil em Pedreiras, Trizidela do Vale, Capinzal do Norte, Lima Campos e Santo Antônio dos Lopes.
Os livros foram selecionados pela equipe do Labedu para dialogar com o território, especialmente na representatividade das populações negras e indígenas. O processo exigiu um olhar atento e duplo: voltado tanto à representatividade quanto à qualidade literária, como ressalta Maria Grembecki, coordenadora de Metodologias e Projetos. “A maioria dos livros com representatividade é voltada para crianças maiores e trata diretamente do tema, o que é importante, mas nem sempre adequado para a educação infantil. Nosso trabalho mostrou que representatividade com qualidade literária também é possível para essa etapa da educação”, afirma.
A importância da iniciativa vai além da ampliação do acervo, Isso porque, além das atividades cotidianas de leitura nas creches e escolas, os livros também estão sendo usados nas gravações de atividades que servirão como referência em formações para APRs, APMs e professoras da educação infantil. Essas ações fazem parte da sistematização da política de formação de professores da educação infantil do Maranhão, conduzida em parceria com a Seduc/MA.
“A partir da literatura as crianças podem brincar com a língua e a linguagem, e ela também ensina a olhar o mundo. Mas se, ao olhar o mundo, eu não me encontro, se tudo o que eu vejo sobre o que eu fui como escravo ou doméstica, é difícil imaginar que o mundo pode ser diferente do que eu conheço. Hoje, já conseguimos produzir um conjunto de obras que caminham nesse sentido: a gente é sujeito, não é mais objeto. Eu produzo esse lugar de sujeito para que, ao ler, a criança possa dizer: ‘ah, eu existo’”, explica Andreia de Jesus, pesquisadora e formadora do Labedu, que liderou a curadoria.
Ela reafirma a importância de promover espaços antirracistas desde a educação infantil. “A escola é o lugar onde a criança passa mais horas da infância. Se a gente não considerar isso como algo imprescindível para construir relações humanas dignas e justas, a gente perde muito. É um trabalho de formiguinha, muito formiguinha”, completa.
A professora Maria José das Chagas, do Jardim de Infância Branca de Neve no município de Pedreiras (MA), participou da gravação de uma roda de leitura, e relata que os livros trouxeram experiências novas para as crianças. "Esses livros foram totalmente novos para nós. Gostamos muito do ‘É o Tambor de Crioula!’, que fala de uma manifestação cultural que está enraizada na nossa cultura maranhense e reflete tradições de alguns bairros aqui da região. As crianças se envolveram bastante, imitando o ritmo do tambor durante a leitura, e se divertiram", conta.
Confira abaixo a lista de livros indicados pelo Labedu para compor um acervo diverso com representatividade regional e racial na literatura infantil:
Cinderela e o Baile Dela
Autora: Janaina Tokitaka | Ilustrações: Flávia Borges
Editora: Companhia das Letrinhas
O texto explora recursos sonoros, repetições e jogos de palavras que mantêm a atenção da criança e incentivam a leitura compartilhada em voz alta. A linha narrativa carrega sutilezas que permitem múltiplas interpretações, mostrando como o conto de fadas pode ser recriado sem perder sua musicalidade. O livro se destaca pelas ilustrações que apresentam uma Cinderela negra, rompendo com o padrão eurocêntrico das versões tradicionais do conto. Essa escolha dá visibilidade à representatividade negra na literatura infantil, promovendo uma identificação positiva para crianças negras, que se veem ocupando o lugar de protagonistas em histórias. Ao mesmo tempo, abre espaço para que todas as crianças ampliem suas referências de mundo, compreendendo a importância da pluralidade e do respeito às diferenças.
Curumim Abaré imitando os animais
Autores: Dulce Seabra e Sérgio Maciel | Ilustrações: Claudia Ramos
Editora: Cortez
A obra se destaca por sua narrativa leve, poética e acessível ao universo infantil, convidando crianças e educadores a brincar, escutar e se mover junto com o personagem. Mais do que uma brincadeira de imitar animais, o livro incorpora palavras indígenas, enriquecendo o vocabulário infantil e promovendo o respeito à diversidade. Ao apresentar um menino indígena como protagonista positivo, em harmonia com a natureza e com sua própria identidade, o livro rompe estereótipos e valoriza o conhecimento tradicional de forma sensível e respeitosa. Do ponto de vista linguístico, a obra é especialmente rica para o trabalho com a linguagem oral, apresentando diversos recursos que favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa na infância.
É o tambor de crioula!
Autora: Sonia Rosa | Ilustrações: Mariana Massarani
Editora Projeto
Este livro celebra a manifestação cultural afro-brasileira do Tambor de Crioula, originária do Maranhão. O texto convida quem o lê para dentro da roda, apresentando elementos como as dançadeiras, os tambores, a punga (umbigada), as roupas típicas e a musicalidade envolvente. A linguagem é poética e sonora, com ritmo marcado por repetições, rimas e aliterações, o que favorece a escuta atenta e a ampliação do vocabulário das crianças. As palavras do texto evocam sentidos culturais e afetivos, sendo algumas provavelmente pouco conhecidas das crianças, como “coreira”, “punga” e “axé”. As ilustrações vibrantes e expressivas ampliam a experiência poética do livro.
Enquanto o almoço não fica pronto
Autora: Sonia Rosa | Ilustrações: Bruna Assis Brasil
Editora: Zit
O texto é marcado por traços da oralidade, com frases curtas, interjeições e pausas que reproduzem o ritmo dos pensamentos de uma criança. A repetição da expressão “Enquanto o almoço não fica pronto...” funciona como um refrão, conferindo musicalidade e criando uma expectativa contínua no leitor. O vocabulário é afetivo, próximo da linguagem cotidiana, especialmente aquela vivida e sentida no universo infantil. A obra oferece uma representatividade negra rica, afetuosa e empoderadora, tanto visual quanto simbolicamente.
Quer ler um livro comigo?
Autor: Lawrence Schimel | Ilustrações: Thiago Lopes
Editora: Callis
A obra explora com delicadeza temas como o desejo de compartilhar experiências, a escuta como forma de presença e a potência da leitura como vínculo afetivo e possibilidade de encontro, mesmo entre aqueles que aparentemente não têm tempo ou condições para ler. A estrutura do texto apresenta uma sequência repetitiva de perguntas e recusas, o que favorece a antecipação por parte das crianças e o envolvimento com a narrativa. As ilustrações, sensíveis e expressivas, contribuem para o entendimento dos acontecimentos e reforçam aspectos emocionais do enredo.
Quero Colo!
Autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela
Editora: Edições SM
A obra apresenta, de forma poética e afetiva, a relação de cuidado, proteção e aconchego que se estabelece entre bebês e seus cuidadores. Ao longo das páginas, povos de diferentes culturas dividem espaço com animais de variadas espécies, mostrando que um colinho é sempre bem-vindo, não importa a hora, o lugar ou a forma. As ilustrações representam com riqueza de detalhes as diferentes formas de carregar, ninar e acolher bebês ao redor do mundo. A disposição das imagens nas páginas favorece a exploração e o diálogo com o texto, permitindo que, bebês e crianças que ainda não leem convencionalmente, acompanhem e compreendam a narrativa.
Sábado
Autora: Oge Mora
Editora: Vergara & Riba
O livro promove um diálogo entre texto e imagem desde as primeiras páginas. Além de ser uma obra sensível sobre afeto, resiliência e a potência dos vínculos afetivos, também se destaca por trazer, de forma qualificada e afirmativa, a representatividade negra na literatura infantil. É um livro que mobiliza múltiplas camadas de leitura - textual, visual, estética e simbólica - e que oferece às crianças uma experiência rica, sensível e significativa.
Tanto, tanto
Autora: Trish Cooke | Ilustrações: Helen Oxenbury
Editora: Ática
A estrutura do texto é marcada pela repetição de frases e expressões como “porque ele é muito querido”, o que contribui para a antecipação e memorização por parte das crianças. A oralidade está muito presente, em um tom que remete às conversas familiares afetuosas. As ilustrações dialogam intensamente com o texto e ajudam a construir o suspense em torno de quem será o próximo visitante, além de traduzir visualmente as emoções e o dinamismo da narrativa. Também se destaca por trazer, de forma sensível e afirmativa, a representatividade negra na literatura infantil. As personagens, que formam uma família extensa e amorosa, são pessoas negras, retratadas fora de estereótipos, em uma narrativa que celebra o cuidado, o amor e os pequenos rituais do convívio cotidiano.
Você não vai acreditar no que eu vi*
Autora: Fran Matsumoto | Tratamento de imagens: André Gimenes
Editora: Brinque-Book
A linguagem do texto é marcada por traços da oralidade infantil: frases curtas, exclamativas e interjeições que expressam emoção, surpresa e espontaneidade. O uso de adjetivos intensificadores, como “enorme”, “apavorante” e “assustadores”, contribui para criar um tom dramático e divertido, característico do imaginário das crianças. As imagens acompanham cada momento da narrativa, destacando as expressões faciais dos irmãos, suas reações diante da criatura e a revelação final. A representação visual da criatura misteriosa remete ao traço do desenho infantil, aproximando ainda mais o leitor da faixa etária a que o livro se destina. Essa escolha estética reforça o caráter lúdico da narrativa e valoriza a imaginação infantil como elemento central da história.
Muito Cansado e Bem Acordado*
Autora: Susanne Strasser
Editora Companhia das Letrinhas
Com uma estrutura de repetição e acúmulo, o texto brinca com a resistência ao sono - tema comum na infância --, criando um ritmo envolvente que favorece a participação ativa das crianças e a antecipação dos acontecimentos. As ilustrações são simples, expressivas e sequenciais, dialogando diretamente com o texto e permitindo que mesmo as crianças que ainda não leem convencionalmente possam acompanhar e prever a narrativa.