Projeto Aprender: dentro e fora da escola | Labedu

Projeto Aprender: dentro e fora da escola

23 de julho de 2020

Como apoiar o desenvolvimento na primeira infância em meio a pandemia? Foi através deste questionamento que o Laboratório de Educação, junto com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, a UNDIME Maranhão e com o apoio da Eneva unimos esforços para pensar em ações que chegassem até os adultos que convivem com crianças de 0 a 6 anos ao redor do Maranhão.

Readequamos o Projeto Aprender: dentro e fora da escola para dar uma resposta consistente aos desafios impostos pela pandemia do Covid-19. Produzimos uma série de vídeos, áudios e peças gráficas voltados às famílias de crianças das redes públicas de Educação Infantil, além da disponibilização dos livros do Espaço de Leitura para disseminação offline. A ideia foi aproveitar tempo em que as crianças estão em casa para potencializar dimensões do desenvolvimento infantil que poderão trazer ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade.

Os vídeos foram disponibilizados de segunda a sexta-feira do dia 11/05 até o dia 17/07 nas redes sociais dos parceiros do projeto, além de contar com a disseminação pela Rádio Timbira e TV Assembleia. “Os conteúdos dirigidos às famílias buscam a promoção de atividades interacionais e lúdicas. Acreditamos que ações do dia a dia são extremamente ricas e podem ser fontes de inúmeros aprendizados para as crianças. Além de fortalecer o vínculo familiar, situações corriqueiras como a hora do banho ou das refeições podem ser oportunidades para favorecer o desenvolvimento dos pequenos”, explica a presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, considera a iniciativa como

mais uma parceria importante que chega para nos ajudar a atravessar esse momento excepcional que estamos vivendo. Nossa equipe segue empenhada trabalhando e buscando formas para mitigar os impactos na vida de milhares de estudantes que estão fora das salas de aulas, nesse momento. Contar o apoio e expertise desses parceiros só fortalece nossa atuação".  

“Estamos felizes em ajudar por meio do trabalho desenvolvido pelo nosso parceiro, o Laboratório de Educação”, ressalta o diretor de Serviços Corporativos da Eneva, Luís Vasconcelos.

Compartilhe