27 de novembro de 2024
Quando as crianças são tratadas como indivíduos capazes e convidadas a desempenhar um papel ativo em sua própria educação, elas se tornam nossos maiores aliados, explicou Beatriz Cardoso, diretora do Labedu em entrevista.
Beatriz conversou com Aisha Schnellmann, da equipe editorial da plataforma BOLD, sobre como melhorar a educação pública na América Latina e transformar as experiências de aprendizagem das crianças por meio do desenvolvimento profissional eficaz para professores. A BOLD é uma plataforma global de conhecimento científico para transformar a vida das crianças, e é ligada à Fundação Jacobs, que premiou o Labedu neste ano com o Best Practices Prize.
A entrevista abaixo foi traduzida na íntegra do conteúdo publicado pela plataforma. Aqui você encontra o texto original em inglês.
Aisha Schnellmann: Quais são os maiores desafios enfrentados pelas crianças na América Latina e globalmente?
Beatriz Cardoso: Acredito que o maior desafio global é garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, especialmente em regiões com desigualdades profundas, como a América Latina. Esforços para transformar a educação pública nessas áreas são essenciais para proporcionar às crianças o apoio e os recursos de que precisam para aprender e prosperar.
AS: O que as crianças precisam para prosperar?
BC: Todas as crianças têm o direito de aprender. Para que elas possam aprender, os ambientes escolares precisam estimular a confiança das crianças em suas próprias habilidades e promover a curiosidade, a investigação, o questionamento e a colaboração.
As crianças precisam de amplas oportunidades para se engajar em experiências de aprendizagem cuidadosamente planejadas que promovam seu desenvolvimento. Isso exige não apenas um currículo forte, mas também o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, com o objetivo de ajudá-los a planejar e oferecer atividades que incentivem o crescimento individual e em grupo.
AS: Como o trabalho do Laboratório de Educação (Labedu) apoia os professores e, em última instância, melhora a aprendizagem das crianças?
BC: Colaboramos com atores educacionais, desde gestores escolares até instituições, para desenvolver programas de formação profissional para educadores de todos os níveis. Esses programas fornecem aos professores ferramentas e estratégias pedagógicas fundamentadas em pesquisas, ajudando-os a compreender melhor como as crianças aprendem e a usar esses conhecimentos para criar ambientes de aprendizagem de alta qualidade, equitativos e inclusivos.
No ano passado, crianças que participaram do nosso programa "Aprender a Estudar Textos" demonstraram progressos significativos em leitura e compreensão de textos. Além disso, 79% dos professores relataram diferenças notáveis nos processos de aprendizagem após participarem do programa.
AS: Pode nos contar algo que tenha te surpreendido ou inspirado nesse trabalho?
BC: Sempre me surpreende o quanto as crianças se envolvem rapidamente quando têm a oportunidade de aprender e colaborar. Quando são tratadas como indivíduos capazes e convidadas a participar ativamente de seu próprio aprendizado, tornam-se nossos maiores aliados. Quando professores ou pais passam a enxergar as ações das crianças por outro ângulo, percebem e interagem com elas de forma diferente. Começam a enxergar inteligência onde antes viam falta de habilidade. É profundamente inspirador perceber que, com o investimento e a metodologia adequados, podemos influenciar positivamente os contextos em que o aprendizado ocorre.
AS: Qual é sua visão para o futuro das crianças?
BC: As crianças do futuro se tornarão adultos multitarefas, constantemente enfrentando demandas avassaladoras e sobrecarga de informações. O acesso à informação continuará aumentando, então o verdadeiro desafio será compreender essas informações e encontrar significado nos detalhes. O essencial é ajudar as crianças a aprender a filtrar, analisar, selecionar e integrar o que é relevante e apropriado. É nossa responsabilidade fornecer às crianças as ferramentas e práticas que sustentem um desenvolvimento completo, fundamentado em valores sólidos.