20 de dezembro de 2024
Foi concluída no último dia 6/12 a primeira edição do Programa de Residência Pedagógica conduzido pelo Labedu em 2024. Ao longo de três meses, sete profissionais com experiência na formação de educadores participaram de uma série de atividades de aprofundamento nas metodologias da organização, vivenciando de forma prática e imersiva as abordagens que transformam a aprendizagem das crianças.
Andrea Guida, diretora do Labedu, avalia a iniciativa como um passo importante para integrar profissionais aos processos formativos em uma via de mão dupla, que remunera a participação e fortalece a capacidade de liderança e colaboração, preparando os residentes para atuar na implementação das metodologias do Labedu, e contribuindo diretamente para o crescimento da organização e o aumento de seu impacto.
“À medida que ampliamos nosso impacto, surgem desafios organizacionais significativos, como a necessidade de atrair e integrar profissionais bem preparados que possam contribuir para a continuidade e expansão desse trabalho. A Residência é uma oportunidade para que esses profissionais possam vivenciar na prática as abordagens metodológicas do Aprender a Estudar Textos (AET), contribuir e se apropriar de uma metodologia em constante aprimoramento”, afirma.
O Programa contou com atividades síncronas e assíncronas conduzidas pela equipe de coordenadores, formadores da organização e por Angélica Sepúlveda, colaboradora especial no processo de elaboração dos materiais de formação do AET. Com foco nesta metodologia, os residentes apresentaram trabalhos de conclusão que demonstraram a apropriação dos conceitos e práticas da formação de professores.
Para a coordenadora pedagógica Denise Correa da Silva, residente em 2024, o programa mudou sua visão da compreensão sobre como as crianças encaram as situações de leitura e estudo de textos acadêmicos. “Hoje entendo o trabalho estruturado com foco na linguagem acadêmica utilizada nestes textos do AET como fundamental para que os estudantes desenvolvam estratégias de compreensão leitora, ganhando gradativamente autonomia para ler textos cada vez mais complexos”, afirma. Carla Tocchet, professora e também residente, complementa: “Alguns registros de situações de sala de aula revelaram que mesmo diante de tarefas tão complexas como as propostas no AET, as crianças são capazes de realizá-las e nos surpreender com seu protagonismo diante do processo de aprendizagem.”
A professora Julia Menezes Alonso, que também compôs a turma de 2024, destacou a colaboração e troca de experiências entre o grupo. “Percebi a importância de se apropriar desse olhar sobre a estrutura do texto e sobre a linguagem para ensinar melhor a ler textos acadêmicos. Foram momentos muito ricos de trocas entre o grupo, e é maravilhoso ouvir perspectivas de pessoas com experiências profissionais diversas, aprendi muito no compartilhamento do grupo de residentes”, afirmou.
Equipe do Labedu recebe residentes na sede da organização, em São Paulo