Seminário do ProLEER em Harvard reúne especialistas de Educação de diferentes países | Labedu

Seminário do ProLEER em Harvard reúne especialistas de Educação de diferentes países

1 de novembro de 2023

Os desafios de pesquisa e implementação de projetos de aprendizagem em linguagem foram mais uma vez tema do encontro anual dos pesquisadores do Professional Learning Network (ProLEER), rede internacional de especialistas que o Laboratório de Educação integra desde 2012. O grupo se reúne na Universidade de Harvard, berço de sua fundação, com convidados que trazem perspectivas acadêmicas e da prática, para aprofundar o debate sobre os desafios particulares e compartilhados de seus contextos.

Em 2023, o seminário realizado em outubro nos Estado Unidos contou com a participação da diretoria do Labedu, representada por Beatriz Cardoso e Nicole Paulet, liderando o núcleo brasileiro de pesquisadores. A convite da organização, participaram também a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias; e a secretária adjunta de Educação do Maranhão, Nadya Dutra. 

Nicole e Nadya apresentaram as experiências do projeto Aprender: dentro e fora da escola, explorando os seus conhecimentos experimentais para estabelecer conexões entre teoria e prática com o objetivo de examinar a potencial integração destas recomendações em um contexto de grande escala.

Para Sonia Dias, o evento proporcionou trocas de experiências internacionais importantes. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer pesquisadores latinoamericanos com estudos muito interessantes sobre estratégias didáticas de promoção da leitura e também de ter contato com os trabalhos de diferentes pastas da Educação em seus territórios, ou seja, aprender a partir de outras experiências em aplicação. Ser no centro de estudos latinoamericanos David Rockefeller, em Harvard, proporcionou ainda o contato com pesquisas muito consistentes sobre o processo de aquisição da leitura e da linguagem em diferentes cenários”, afirma. 

Sobre o ProLEER

A rede internacional de pesquisadores do ProLEER reúne especialistas de nove países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Holanda e Estados Unidos -, e é ligada à Universidade de Harvard. Seu objetivo é melhorar as práticas e políticas educativas, a fim de reforçar a aprendizagem das crianças de zero a dez anos. A coordenação do grupo no Brasil é da presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso. Além do seminário presencial realizado anualmente, o grupo também promove webinários temáticos abertos ao público, e interlocuções com diferentes pesquisadores, profissionais da Educação, gestores e formuladores de políticas públicas que são referência na área.

 

Compartilhe