Toda Criança Pode Aprender encerra formação de mediadores de aprendizagem fortalecendo o papel de novos atores no ecossistema de políticas públicas em São Paulo | Labedu

Toda Criança Pode Aprender encerra formação de mediadores de aprendizagem fortalecendo o papel de novos atores no ecossistema de políticas públicas em São Paulo

27 de julho de 2022..

Contemplado pelo edital do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Condeca), o Toda Criança pode Aprender (TCPA) acaba de encerrar seu ciclo de um ano de duração em colaboração com diversas redes de serviços públicos de apoio à infância no município de São Paulo . 

Entre agosto de 2021 e julho de 2022, o TCPA formou como mediadores de aprendizagens na Primeira Infância não apenas famílias e educadores, mas também integrantes de todos os Serviços de Acolhimento Familiar da capital paulista.

Começamos o ano de 2022 dialogando com as metas do Plano Municipal pela Primeira Infância de São Paulo, implementando nossa metodologia para fortalecer o papel de novos atores no ecossistema de políticas públicas do município. Através de uma parceria com a Secretaria de Governo de São Paulo (Plano Municipal da 1ª infância), 104 famílias tiveram acesso ao canal de transmissão de conteúdo e 130 profissionais de serviços de assistência social e da saúde participaram da formação online. Ao todo, 150 crianças em medidas de acolhimento provisório foram beneficiadas por mês. Esses números somam-se aos 114 adultos que participaram das ações do projeto em 2021, com apoio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

O programa objetivou ampliar as experiências de aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos para além do contexto escolar, afinando o olhar do adulto para identificar as oportunidades de diálogo, brincadeira e fortalecimento de vínculo no dia a dia. Por meio de encontros online, os ciclos formativos buscaram sensibilizar os participantes acerca do potencial educativo de suas interações com as crianças, desconstruindo a ideia de que se aprende exclusivamente nos espaços formais de educação e oferecendo subsídios práticos e teóricos para o fortalecimento da relação entre serviços educativos, sociais e famílias.

O TCPA é um projeto que visa potencializar a atuação de instituições que fazem parte da rede de serviços públicos voltados à infância e que envolvem convivência, interação e vínculo com famílias de crianças de 0 a 6 anos. Por meio de conteúdos e ações formativas, fortalecemos o papel desses agentes de transformação para impactar positivamente os contextos de aprendizagem infantil nas comunidades onde trabalham. Em mais um ciclo de pesquisa e implementação, nesta experiência, o Laboratório de Educação colocou em prática duas estratégias complementares: uma de mobilização (por meio do envio de materiais via lista de transmissão) e outra de formação (por meio dos encontros online). Desse modo, conseguimos validar o uso dos nossos materiais pedagógicos e da nossa metodologia de formação diretamente junto às famílias e, indiretamente, junto aos mediadores dos próprios serviços A capilaridade dessas instituições, somada ao nosso know-how na área de educação, tem o potencial de influenciar as práticas cotidianas de interação entre adultos e crianças, a fim de garantir a criação de contextos produtivos de aprendizagem fora da escola.

 

 

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