Aprender Linguagem: fazendo os primeiros sons | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Aprender Linguagem: fazendo os primeiros sons

17 de outubro de 2016
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Saiba mais sobre como os bebês associam rostos com vozes e aprendem a fazer os primeiros sons ouvindo e observando as pessoas que falam com eles.

Nos primeiros momentos após o seu nascimento, os bebês associam a voz de sua mãe ao seu rosto. A partir dos três meses, passam a conseguir fazer essa associação com as vozes e rostos de outros adultos próximos.

Quando você fala com um bebê, ele te olha muito atentamente: está prestando atenção no movimento que os seus lábios fazem quando pronunciam as palavras.

O que eles veem? Durante o primeiro ano de vida, são capazes de relacionar o movimento da boca com palavras, fazendo uma espécie de leitura labial. Olham os lábios de quem fala com eles para tentar compreender o que está sendo dito. Desse modo, aprendem a relacionar as formas dos lábios às palavras faladas.

Os bebês, então, aprendem a falar não só escutando palavras, mas simultaneamente observando como elas são ditas. Receber essas informações por meio de dois sentidos – a audição e a visão – facilita a aprendizagem e a memorização de palavras, pois as palavras recebidas pelos olhos também são complementadas com o que ouvem, contribuindo para que aprendam a falar. Por isso, para desenvolver a fala, ver adultos falando é tão importante quanto ouvi-los.

Durante essa etapa inicial de vida, em que estão o tempo todo exercitando simultaneamente ver e ouvir as palavras, os bebês começam a imitar o comportamento da fala, mexendo os lábios e experimentando sons. Nessa fase, o bebê muitas vezes brinca sozinho de fazer sons, como um adulto faria com um instrumento musical, por exemplo.

E o que eles falam? Durante o primeiro ano de vida, quando os bebês aprendem e praticam os sons de seu idioma, dizemos que eles balbuciam. Nos primeiros meses, é comum ouvir sons como “ga-ga”. A partir do quarto mês, podem começar a fazer sons parecidos com as palavras de seu idioma. Com seis meses, é comum ouvi-los repetir sílabas duas ou mais vezes, como quando dizem mã-mã. É nessa fase que eles aprendem a reconhecer e produzir palavras com estruturas parecidas com as de seu idioma, como vimos no post anterior.

 

Continue acompanhando nossa série Aprender Linguagem para saber mais sobre fonologia e vocabulário na primeira infância!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar