Aprender linguagem: ouvindo canções | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: ouvindo canções

5 de novembro de 2018
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Já pensou na sensação dos bebês ao ouvir canções e interagir com a sonoridade e o ritmo das palavras? Essa é também uma forma de aprender linguagem. Confira aqui!

Não é novidade o impacto que a escuta de músicas e canções tem para os bebês. Quem interage cotidianamente com esses pequenos sabe que é comum que a atenção deles seja atraída quando cantamos. Isso acontece porque os bebês percebem as palavras não apenas por seus sons, mas também observando o rosto e os gestos de quem fala ou canta para eles. Eles aprendem usando todos os recursos de seus próprios corpos: os ouvidos, o olhar e os movimentos.

No vídeo a seguir, uma professora está rodeada por um grupo de bebês que aparentam menos de um ano de idade. Alguns deles já se sentam sozinhos e outros ainda precisam de apoio. A professora canta para eles, de forma ritmada, cuidando da entonação que dá às palavras e ainda utiliza alguns objetos com os quais produz diversos movimentos. Preste atenção à reação dos pequenos!

Viu como ficaram atentos? Eles acompanham os movimentos da folhagem, emitem sons, procurando responder ao que escutam, e ainda balançam o próprio corpo como retorno ao que escutam. É por meio dessas situações nas quais os bebês interagem com a linguagem em diferentes momentos (quando falamos com eles, quando cantamos, quando ouvem músicas etc.) que aprendem, cada vez mais, sobre seus usos e seus sons.

Cantar para os bebês pode ser algo feito rotineiramente, e mesmo quando ainda estão dentro do útero. Afinal, eles já nascem tendo alguma familiaridade com os sons da sua língua, especialmente com a voz materna.

Para saber mais sobre este e outros momentos do desenvolvimento da linguagem:

– Acesse a plataforma Aprender Linguagem: concebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplificar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que as crianças aprendem a falar.

– conheça o ebook Aprender Linguagem:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar