Aprender linguagem: ao telefone | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: ao telefone

11 de junho de 2018
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Falar ao telefone é uma situação que revela as aprendizagens das crianças a partir das práticas cotidianas de uso da linguagem.

Muito antes de falarem as primeiras palavras, as crianças observam inúmeras situações de uso da linguagem: veem e ouvem pessoas conversando, ouvindo música, falando ao telefone etc. Isso tudo não passa despercebido pelas crianças. Bem ao contrário, são práticas sociais de uso da linguagem que elas vão aprendendo e exercitando mesmo sem ter aprendido a falar de maneira convencional. É isso que vemos no vídeo a seguir:

 

Também neste caso, tal como explicitamos aqui e aqui, o que esta pequena demonstra é algo aprendido por meio da observação e da imitação. Falar ao telefone, mais especificamente falar ao celular, significa não apenas emitir sons, mas usar entonações diversas, gestos, pausas etc. Ela mostra, ainda, que o ato de tocar nas teclas também faz parte desse hábito.

Não é condição que um adulto diga para a criança o que precisa ser feito ao falar ao telefone e a convide a reproduzir esta ação. Observar cotidianamente essas situações por meio da interação com os adultos com os quais convive é mais do que suficiente para que tais aprendizagens sejam construídas pela criança. Isso significa que a aprendizagem da linguagem não se dá apenas pelo que dizemos quando nos dirigimos às crianças, falando, cantando etc., mas também por tudo o que ela vê e escuta ao seu redor. Na interação com as crianças é importante considerar o fato de que os adultos são sempre modelos, mesmo quando não possuem essa intenção.

Para saber mais sobre este e outros momentos do desenvolvimento da linguagem, acesse a plataforma Aprender Linguagem: concebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplicar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que as crianças aprendem a falar.

Conheça o ebook Aprender Linguagem:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar