Aprender linguagem: no ritmo do samba | Labedu
Casos e Referências

Aprender linguagem: no ritmo do samba

15 de janeiro de 2019
Este artigo faz parte da série:

Aprender Linguagem

Aprender a falar cantando e tocando instrumentos! Confira neste post!

Já comentamos no Toda Criança Pode Aprender (confira aqui e aqui) que a interação das crianças com a música é de extrema importância para o seu desenvolvimento. Além disso, também discutimos (confira aqui) que algumas experiências sistemáticas das crianças ao longo da infância podem favorecer o desenvolvimento mais potente de determinadas habilidades, como tocar instrumentos.

Neste lindo vídeo, publicado em uma rede social, vemos um menino bem pequeno tocando um tantã e cantando um samba. Um excelente exemplo do poder da proximidade com a música. Vale conferir!

Ao viver situações como essa, ele certamente aprende sobre a linguagem, considerando a aquisição de novas palavras e formas de “dizê-las” ao cantar, usando entonações distintas das que usamos para falar. Também aprende sobre ritmo, sobre coordenação, já que em muitos momentos suas batidas se mostram ajustadas ao ritmo da música, e ainda amplia sua habilidade de escuta e de identificação de sons.

A interação com os adultos que o acompanham favorece imitações e cumpre ainda o papel de instigá-lo a continuar tocando e cantando, como mais um integrante daquele grupo musical.

Essa experiência, se contínua, poderá permitir que ele, ainda pequeno, desenvolva amplamente essas habilidades e mostre o que muitas vezes é confundido com um “talento nato”.

Você convive cotidianamente com crianças? Se sim, que tal promover a interação delas com músicas distintas, cantadas, tocadas e também com instrumentos musicais?

Para saber mais sobre este e outros momentos do desenvolvimento da linguagem:

– acesse a plataforma Aprender Linguagem: concebida em parceria com a equipe da pesquisadora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), é um guia digital sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. A fim de exemplificar os principais marcos desse processo, o site justapõe imagens que retratam situações cotidianas a explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que as crianças aprendem a falar.

– conheça o ebook Aprender Linguagem

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar