31 de março de 2017
Em 2016, a presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso, foi convidada para participar da Alliance for Teachers, um grupo de trabalho formado por 10 líderes de diversos países do mundo, que reuniu-se pela primeira vez no Global Education & Skills Forum. O encontro, organizado pela Varkey Foundation em Dubai, marcou o início de uma parceria que, ao longo do ano, resultou na produção de um guia que destaca pontos fundamentais a serem considerados na formulação de reformas sistêmicas nas políticas docentes, respeitando as especificidades de cada local.
Segundo Fernando Reimers, professor da Faculdade de Educação de Harvard, em sua carta introdutória à publicação, os conceitos que ancoram o documento são: diálogo, visão sistêmica e ação coletiva. O diálogo, afirma ele, é fundamental pois ainda existe um distanciamento entre o conhecimento produzido pelo mundo acadêmico e a realidade das políticas e práticas docentes. Nesse contexto, “mais pesquisas não resolverão os desafios, a aprendizagem de profissionais e instituições o farão”. Reimers defendeu também uma visão sistêmica do campo, argumentando que a arquitetura de suporte aos educadores deve partir de um conjunto de ações coordenadas em diferentes frentes. Por isso, o princípio de ação coletiva torna-se necessário, ao compreender que a transformação educacional não ocorrerá por meio de esforços isolados.
Além de Beatriz Cardoso, participaram desta iniciativa o Ministro da Educação da Argentina, Esteban Bullrich, e Diretor do Programa de Formação Docente da Universidade de Helsinki, Jari Lavonen.
O material está disponível para download tanto em inglês quanto em espanhol.