Fundado em 2012 pelas educadoras Beatriz Cardoso e Andrea Guida Bisognin, o Laboratório de Educação é uma organização não governamental que busca sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola: traduzimos, integramos e materializamos o conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas.
As crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar, portanto defendemos a causa: Toda Criança Pode Aprender. E se toda criança pode aprender, nós, do Laboratório de Educação, acreditamos que todo adulto tem a responsabilidade de educar! A convicção que temos de que a aprendizagem é um processo contínuo que permeia todos os momentos da vida das crianças, leva-nos a investir nos adultos que convivem com elas. As soluções que propomos abrangem diferentes estágios do desenvolvimento infantil e se destacam no cenário educacional brasileiro, pois contribuem para que os adultos mediem de forma produtiva as interações das crianças com o mundo, de forma a ampliar seu universo cognitivo e intelectual. Dessa forma, o trabalho do Laboratório de Educação tem por objetivo colaborar com a criação de contextos que ofereçam às crianças possibilidades para se desenvolverem com base em aprendizagens significativas.
Buscando sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças, valemo-nos das seguintes estratégias de atuação pelas quais traduzimos, integramos e materializamos o conhecimento científico produzido por especialistas, tornando-o aplicável em situações cotidianas:
Os conteúdos do Laboratório de Educação se fundamentam em pesquisas acadêmicas, mas também são pontos de partida para a produção de novos conhecimentos nas áreas relacionadas à nossa atuação.
Desenvolvimento da plataforma Aprender a Estudar Textos.
Parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão para responder ao cenário imposto pela pandemia de Covid-19 vira case em Harvard e ganha visibilidade em dois seminários internacionais.
Versão online da formação Aprender Linguagem para 412 cursistas, representando todos os municípios do Estado do Maranhão.
Disseminação de vídeos e materiais de apoio para educadores e educadoras do Estado do Maranhão em meio a pandemia de Covid-19 pelo Projeto Aprender: dentro e fora da escola.
Realização do percurso formativo "Crônicas sobre aprender, ensinar e descobrir o mundo" em parceria com o município de Caieiras (SP).
Pesquisa e desenvolvimento de estratégias de mobilização, engajamento e formação em prol da educação no Maranhão.
Implementação do Aprender a Estudar Textos em parceria com Escola Prudente de Moraes.
Conclusão do projeto Aprender Linguagem nos municípios de Caieiras e Praia Grande, após 2 anos de implementação.
Lançamento do Cidade Parque de Diversões, com roteiros temáticos impressos e digitais para aprendizagens nos espaços públicos da cidade de São Paulo.
Implementação piloto do programa Toda Criança Pode Aprender – Formação de Mediadores de Aprendizagem na rede municipal de Mauá.
Consolidação do monitoramento da implementação do material Aprender Linguagem – Formação de Educadores nas redes municipais de Mauá, Praia Grande e Caieiras.
Beatriz Cardoso discute o reconhecimento das crianças como cidadãos do presente e seus direitos como usuários das cidades na 1ª Semana Municipal da Primeira Infância da Prefeitura de São Paulo.
Realização de workshop no Encontro Internacional Educação 360 com educadores de municípios fluminenses sobre o papel da escola frente a oportunidades de aprendizagem proporcionadas pelas cidades.
Lançamento do e-book A linguagem de 0 a 5 anos que reúne os conteúdos da plataforma Aprender Linguagem de forma adaptada. Disponível no site da Amazon.
Monitoramento da implementação do material formativo sobre “mediação de leitura” Ler em Rede pela ONG Um Teto para o Meu País
Implementação do material Aprender Linguagem – Formação de Educadores nas redes municipais de Mauá, Praia Grande e Caieiras.
Lançamento do conto O lobo e as sete cabritinhas no site Espaço de Leitura.
Implementação do material Aprender Linguagem – Formação de Educadores na rede municipal Franco da Rocha.
Início da produção dos cadernos Aprender Linguagem – Formação de Educadores: Pedro (0 a 18 meses), Nélson (3 a 4 anos) e Ruth (4 a 5 anos).
Pesquisa sobre o uso do material formativo Aprender a Estudar Textos a partir de sua implementação em escola municipal da cidade de São Paulo.
Inicio da produção do material formativo sobre “mediação de leitura” Ler em Rede.
Em outubro, lançamento do site Espaço de Leitura com três livros disponibilizados: A receita de Mandrágora, O álbum de Irina e A lenda de Sigurd.
Em dezembro, lançamento do aplicativo Apprendendo.
Em fevereiro, a série pautada na plataforma Aprender Linguagem “O mundo secreto dos bebês – aprendendo a falar” vai ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo.
Monitoramento da implementação do material formativo Aprender Linguagem – Formação de Educadores: Clenice (18 meses a 3 anos), a partir de sua implementação em creches parceiras da Grande São Paulo.
Início da pesquisa sobre as características linguísticas e gráficas dos textos de livros didáticos de História do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e escrita do material formativo Aprender a Estudar Textos.
Participação no programa Grow2Impact da Ashoka.
Desenvolve-se a plataforma Aprender Linguagem.
Desenvolve-se a proposta pedagógica da plataforma Aprender a Estudar Textos.
Beatriz Cardoso é selecionada como senior fellow da Ashoka, organização de empreendedorismo social.
Inicia-se a produção do material formativo Aprender Linguagem – Formação de Educadores: Clenice (18 meses a 3 anos), com base na plataforma Aprender Linguagem.
Beatriz Cardoso desenvolve o projeto estratégico do Laboratório de Educação no programa Advanced Leadership Initiative, da Universidade de Harvard.
Inicia-se um estudo de caso sobre o uso da coleção de materiais didáticos Trilhas realizado por duas professoras do Mato Grosso.
Inicia-se a pesquisa de monitoramento da implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em quatro municípios paulistas.
Em agosto, é lançada a plataforma Toda Criança Pode Aprender.
Nasce o Laboratório de Educação, fruto da trajetória de 15 anos de suas fundadoras na liderança da Comunidade Educativa – CEDAC, organização que estabeleceu parcerias bem-sucedidas entre empresas e secretarias municipais de educação. Além disso, membros da equipe atual do Laboratório de Educação coordenaram e produziram a coleção de materiais didáticos Trilhas, que foi adotada em 2011 como política nacional de educação pelo Ministério da Educação, sendo distribuída para 2.800 municípios.
Todos os nossos projetos são resultado de um ciclo permanente de produção de conteúdos, pesquisa e implementação que gera conhecimento aplicável para influir nos processos educacionais, dentro e fora da escola. Conheça alguns números alcançados até dezembro de 2018.
700 formadores e gestores
3.000 professores
38.900 alunos impactados
+ de 93.000 seguidores nas redes sociais
+ de 973.000 usuários em nossas plataformas
+ de 600.000 estimativa de crianças impactadas por ano através dos usuários de nossas plataformas
+ de 2.740.000 impressões em 2020
* Números referentes ao Toda Criança Pode Aprender e demais plataformas do Laboratório de Educação, entre agosto de 2013 e dezembro de 2020. Base de cálculo para o número de crianças atingidas: média de duas crianças por usuário.
As crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar. Aquilo que observam e vivenciam tem potencial para impactar seu desenvolvimento de forma favorável ou não. Por isso, o nosso papel enquanto adultos é fundamental! Está em nossas mãos mediar as interações das crianças com o mundo, assim como servir de referência, dando exemplos a partir de nossas atitudes e decisões. O que as crianças aprendem, como se desenvolvem e que adultos se tornarão depende de nós!
Por isso, o Laboratório de Educação, busca provocar reflexões e sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças com que convivem, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola.