DENTRO DA ESCOLA . 2017
Aprender a Estudar Textos é um material que oferece aos professores do 4˚ e do 5˚ ano do Ensino Fundamental orientações para a análise da estrutura e do conteúdo informativo presentes nos textos escolares das disciplinas de História e Ciências, sugerindo e exemplificando como o trabalho com textos informativos pode ser enriquecido de forma a garantir que as crianças continuem a aprender sobre a linguagem por meio do conhecimento de diversos conteúdos disciplinares.
Em 2017 produzimos quatro sequências didáticas exemplares com o propósito de ampliar os recursos oferecidos aos professores sobre o processo de planejamento e trabalho didático a partir das propostas de Aprender a Estudar Textos. As sequências ilustram o processo de introdução da abordagem no 4˚ ano do Ensino Fundamental e sua possível retomada no 5º ano, exemplificando uma gradação da complexidade das tarefas propostas aos alunos e as aprendizagens esperadas.
No segundo semestre, observamos o uso deste novo material em uma sala de aula de 4˚ ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Castanheira, estado de Mato Grosso. Documentamos especificamente a implementação da primeira sequência didática modelo e seu uso de forma autônoma por parte da professora para planejar uma segunda sequência didática.
Os resultados da pesquisa revelaram que os materiais de Aprender a Estudar Textos conseguiram introduzir uma nova abordagem de leitura de textos didáticos que se diferencia das práticas tradicionais com um enfoque superficial de aprendizagem. Porém, identificamos que para garantir o uso eficiente e autônomo das propostas, os professores precisam contar com experiências de participação em processos construtivos de ensino e aprendizagem de conteúdos disciplinares específicos, em particular, aqueles orientados ao desenvolvimento de conhecimentos e competências de comunicação oral e escrita. Além disso, identificamos que para compreender e se apropriar das propostas se faz necessário que os professores tenham a possibilidade de “observar” a realização efetiva dos procedimentos da abordagem de Aprender a Estudar Textos em sala de aula. Neste sentido, propomos dar seguimento à produção de conteúdos de forma articulada a um processo formativo.