20 de junho de 2024
Entre os dias 3 e 7 de junho, a secretaria de Educação do Estado do Maranhão realizou o Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem e a 1ª Imersão Formativa dos Articuladores Municipais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
O Ciclo Formativo Estadual teve como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ações voltadas à formação dos profissionais que atuam do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque na recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, na produção de impactos reais e positivos para o avanço nos indicadores educacionais do Estado do Maranhão, bem como promover a formação dos articuladores municipais que atuam no âmbito da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização.
Mais de 1.000 pessoas participaram dos eventos, entre professoras e professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam na etapa, Articuladores Municipais da Renalfa, Articuladores Regionais do Pacto, Gestores e Diretores de Educação das Unidades Regionais de Educação do estado, além dos parceiros institucionais, entre eles, o Laboratório de Educação.
Desde 2019, o Labedu atua na implementação do projeto Aprender Dentro e Fora da Escola, com crianças de zero a seis anos, que foi apresentado na plenária como um modelo de implementação da formação continuada em regime de colaboração entre estado e municípios na Educação Infantil, no contexto do Pacto pela Aprendizagem do Maranhão. Além disso, neste ano teve início a implementação em 16 municípios maranhenses do projeto, que contempla turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. As iniciativas contam com o apoio da Eneva e da Tinker Foundation, respectivamente.
A diretora do Labedu Andrea Guida representou a organização durante as atividades, e destacou a importância da consolidação do regime de colaboração e da presença das formações continuadas na principal política estadual de educação básica.
“É uma enorme satisfação vermos tantos atores comprometidos atuando juntos para que toda criança tenha garantido o seu direito à aprendizagem. Consolidar essas políticas de formação continuada tem sido importante para o fortalecimento do papel de quem realiza a formação de professores, coordenadores e diretores em cada um dos municípios maranhenses, afirmou.
Outro destaque foi a realização de uma oficina formativa para os articuladores pedagógicos regionais da Educação Infantil e os formadores estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, liderada pela formadora do Aprender Dentro e Fora da Escola Cecília Diniz. Os profissionais da Educação puderam refletir e conhecer outras formas de pensar a rotina das escolas para que sejam valorizados ambientes propícios à interação com os textos, a partir das metodologias do Labedu.
A programação contou ainda com outras oficinas, plenárias e mesas temáticas sobre avaliação, estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem de leitura e matemática, práticas de intervenção, entre outros temas.