27 de junho de 2024
No último dia 26, o Labedu participou do seminário Ponto de Resiliência 2024, organizado pela ONG ucraniana EdCamp, que abordou aspectos da aprendizagem socioemocional no contexto dos impactos causados pela guerra na educação. Beatriz Cardoso, diretora do Labedu, apresentou o projeto Aprender com 7 experiências fundamentais, que fornece ferramentas para que adultos promovam interações de qualidade com as crianças, que refletirão na aprendizagem.
O seminário contou com uma sessão para abordar as parcerias internacionais que levarão materiais referenciados às crianças que têm sofrido os impactos do conflito no acesso à escola. Além do Labedu, participou o EASEL Lab, ligado à Universidade de Harvard, representado pela pesquisadora Stephanie Jones.
“A interação é o coração do processo pedagógico e deve sempre ser buscada em sua máxima extensão em todas as camadas e instâncias do trabalho. Ela deve ser valorizada na relação entre pais e filhos, entre professores e famílias, ou entre gestores e professores.
O trabalho pedagógico envolve o ajuste contínuo das intervenções com base na escuta e nas devolutivas. Nesta parceria, compartilhamos cartões e vídeos projetados para modelar e sugerir interações eficazes”, explicou Beatriz Cardoso.
O Labedu firmou no ano passado uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para disponibilizar conteúdos que apoiarão famílias ucranianas impactadas pela guerra na promoção de interações significativas nos contextos informais de aprendizagem em que se encontram.
A iniciativa, realizada em articulação com o ministério da Educação do país europeu e com a EdCamp, partiu da procura por estratégias para o envolvimento das famílias com crianças de 0 a 6 anos e, desta forma, mitigar o impacto das interrupções do acesso às escolas.