7 de outubro de 2025
No dia 3 de outubro, a Fundação Maria Emília e o Laboratório de Educação promoveram um encontro com representantes dos seis municípios da Bahia que darão início à implementação do projeto Aprender a Estudar Textos (AET): Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Ipecaetá e Irará. O evento marcou o início da parceria e celebrou o compromisso conjunto com a aprendizagem das crianças e o fortalecimento das redes públicas de ensino da região.
Reunindo secretários e secretárias municipais de Educação, o encontro teve como objetivo fortalecer a articulação entre os parceiros e promover um espaço de troca sobre os caminhos para uma implementação consistente de ações de formação continuada nas redes. A programação foi dedicada à reflexão sobre experiências já vividas com o AET e sobre os horizontes que se abrem com sua chegada à Bahia.
Para a secretária de Educação de Irará, Mariana Menezes, o encontro representou um momento de otimismo. “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar e conhecer mais a fundo a proposta do projeto Aprender a Estudar Textos, e saio daqui cheia de esperança de que essa é mais uma ferramenta que poderemos utilizar para fortalecer a educação pública do nosso território e do estado da Bahia como um todo”, afirmou a secretária.
Entre os convidados, esteve o vice-presidente da Undime Seccional Bahia, Ricardo Berbel, que trouxe a perspectiva dos gestores municipais sobre a importância de iniciativas colaborativas que possam colaborar com a melhoria dos resultados de aprendizagem no estado.
Também esteve presente a coordenadora do Eixo Recomposição das Aprendizagens da Seduc/MA, Ana Neri Santos da Silva, que compartilhou os avanços alcançados a partir da experiência de implementação do AET em 16 municípios maranhenses. “A metodologia do projeto tem promovido a participação ativa das crianças e o envolvimento dos professores, criando espaços de diálogo entre estudantes e educadores. Esse movimento tem sido tão significativo que as próprias redes municipais têm pedido a ampliação do projeto para outras turmas e equipes, o que mostra que estamos alcançando quem mais importa: os estudantes”, afirmou.
Para Nicole Paulet, diretora do Laboratório de Educação, o encontro reforçou a potência da colaboração entre o terceiro setor e as redes de ensino. “A oportunidade de reunir gestores e equipes técnicas que já iniciaram, com o Labedu, o trabalho de diagnóstico foi muito significativa. Esse encontro expressa o compromisso coletivo com um mesmo propósito: melhorar a aprendizagem das crianças. Reconhecer que a formação de professores e gestores está no centro desse processo é o que nos move a fortalecer uma rede de colaboração entre os municípios do território, capaz de sustentar o trabalho nos próximos anos”, destacou.
O projeto Aprender a Estudar Textos, atualmente em fase de diagnóstico e pactuação, estará em implementação a partir de 2026 em todas as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental dos seis municípios, alcançando cerca de 100 escolas, 500 professores e 3.700 estudantes. A iniciativa tem duração de quatro anos e é apoiada pela Fundação Maria Emília, que mantém o compromisso de contribuir para a consolidação de políticas públicas voltadas à equidade e à qualidade da educação.