À procura das plantas | Labedu

À procura das plantas

Onde? Na rua.

Quanto tempo? 10 a 20 minutos.

 

ATIVIDADE

Ao caminhar pela rua, observe com as crianças os vários tipos de plantas que aparecem no caminho. Flores, arbustos, árvores… Converse com elas sobre o formato, as cores e a textura das folhas, flores e frutas. Caso conheça o nome de alguma espécie, comente com a criança. Também vale chamar a atenção para a quantidade de vegetação encontrada ao longo do passeio: “Havia muitas plantas ao redor de vocês? Poucas?”; “As partes do caminho com mais canteiros são mais agradáveis? Mais bonitas? Possuem mais sombra?”.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Crianças que vivem em cidades raramente conhecem plantas diferentes. As que moram em áreas rurais ou litorâneas podem até conhecer, mas nem sempre param para observá-las ou conhecer seu nome. Num passeio como esse há oportunidade para explorar mais tipos de plantas, reparando em seus detalhes. Também é uma forma de ampliar o vocabulário a partir do aprendizado de nomes e formas de descrever o que é visto. Por fim, essa é uma maneira de chamar a atenção das crianças para a importância de uma cidade arborizada.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades