Álbum gastronômico | Labedu

Álbum gastronômico

Onde? No restaurante.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal convidar a criança a fazer um álbum com os pratos que ela experimentou em diferentes restaurantes? Quando a comida for servida, convide-a a tirar uma foto do prato. A fotografia pode ser revelada e colada num caderno ou pode ser publicada em alguma ferramenta online, como blogs e aplicativos. Peça que a criança escreva uma legenda para cada prato que registrar, colocando, por exemplo, o nome da comida ou das comidas que compõem aquela refeição, o nome do restaurante e a data em que a foto foi tirada. Pode ainda inserir sua própria opinião: o que achou do prato? Saboroso? Gostaria de prova-lo novamente?

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Crianças dessa idade se interessam bastante por coleções. Construir o álbum dos alimentos que ela já provou em diferentes restaurantes é uma forma de fazê-la perceber quantas coisas diferentes ela já experimentou e convidá-la a continuar interessada por novidades. Além disso, é uma maneira de fazer com que ela exercite sua criatividade e seu olhar fotográfico, percebendo que pratos também têm, muitas vezes, uma dimensão estética. As legendas são oportunidades de vivenciar uma situação comunicativa envolvendo a escrita e aprender mais sobre esse tipo de texto, que sempre está acompanhado de uma imagem.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades