Alimentação saudável e a importância do conhecimento sobre os alimentos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Alimentação saudável e a importância do conhecimento sobre os alimentos

Imagem retirada de Pixabay
10 de dezembro de 2018

Saiba mais aqui!

Muitas vezes associamos alimentação saudável a gastos mais altos, que envolvem a compra de produtos de muita qualidade ou muito específicos. Mas não precisa ser assim! Que tal promover refeições nutritivas e sadias e além disso ensinar as crianças sobre o assunto? Essa é também uma ótima oportunidade para mostrar a importância de cuidar do próprio corpo e da natureza.

Você sabia que muitas vezes pagamos mais caro por alimentos com mais agrotóxicos? Isso acontece, por exemplo, quando compramos frutas e verduras fora de época. Para que eles sejam produzidos em situações climáticas desfavoráveis é preciso contar com intervenções químicas ou importá-los e investir em formas de conservação. Escolher produtos de época é mais saudável e mais barato! Você pode conferir na tabela de períodos de safra quais os alimentos naturais de cada mês do ano, ensinando a criança sobre a sazonalidade da natureza.

Outra ideia interessante é ir a feiras de orgânicos, nas quais os alimentos vendidos são produzidos por métodos de agricultura sustentável, sem uso de produtos sintéticos ou de organismos geneticamente modificados, prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Nesses locais, muitas vezes os produtos são mais baratos do que os orgânicos de mercados. Essa percepção foi fruto de uma pesquisa dos Institutos Terra Mater e Kairós, ao longo de 2016. O estudo verificou que o preço de uma cesta de 17 produtos orgânicos era cerca de 50% mais baixo nas feiras do que nos supermercados.

Além da questão do preço, do frescor dos produtos e do respeito à natureza, o passeio pela feira é uma ótima oportunidade para que que as crianças conheçam novos alimentos e entrem em contato com suas cores, gostos, texturas e cheiros. Confira aqui um mapa de todas as feiras de orgânicos do Brasil!

Mais um ponto que muitas pessoas levantam em relação ao uso de produtos frescos refere-se ao desperdício de parte deles, especialmente quando falamos de vegetais e frutas. Isso encareceria as refeições. Entretanto, muita gente não sabe que é possível encontrar receitas que propõem o uso integral dos alimentos, que são em sua maioria muito saudáveis como um todo. Veja aqui uma lista de 86 possibilidades de pratos com aproveitamento integral dos alimentos. Que tal preparar algumas dessas opções junto com as crianças?

Viu só? Alimentação saudável não é nenhum bicho de sete cabeças! E mostrando isso aos pequenos desde cedo contribuímos para que tenham bons hábitos alimentares, se desenvolvam de forma sadia e reflitam sobre os meios de produção e o meio ambiente!

Observação: Nas idas às feiras, é possível que as crianças vivenciem experiências que instigam um bocado de aprendizagens. Para saber mais sobre atividades que podem ser realizadas com as crianças nesse ambiente, conheça nosso aplicativo Apprendendo, disponível gratuitamente na Apple Store ou no Google Play.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar