Aprendendo com as obras de arte | Labedu

Aprendendo com as obras de arte

Onde? No museu.

Quanto tempo? 20 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Muitas vezes, estudantes de arte levam pequenos cadernos e materiais de desenho para fazer cópias de algumas obras que têm interesse em estudar. Que tal escolher uma obra com a criança para fazer esse exercício também? Você pode levar uma pequena caderneta e lápis de cor para essa proposta, lembrando de verificar com os funcionários se é permitido entrar com esses objetos na exposição. Caso não seja, uma ideia interessante é convidar a criança a escolher uma das obras que chamou sua atenção para desenhar em casa, de memória! É interessante perceber que aspectos são destacados e quais são esquecidos na produção da criança, pois isso revela o que chamou sua atenção.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Copiar um quadro permite não só observá-lo em detalhes como também aprender perspectiva e composição, ou seja, sobre como os elementos da imagem estão organizados no espaço. Isso exercita o raciocínio espacial, bem como a coordenação motora. Ao recriarem as imagens, as crianças também se aproximam do processo artístico e compreendem algumas das ações e habilidades envolvidas na produção de uma obra.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades