30 de julho de 2014
O que um pequeno bilhete escrito pelas crianças pode revelar de aprendizagens? Muito mais do que a própria língua escrita, revela sentimentos, segredos e amizade.
Já vimos, lemos e ouvimos muitos relatos de pais e mães encantados com o desenvolvimento e as aprendizagens de seus filhos.
Hoje compartilhamos uma situação que revela, além do olhar atento de uma mãe, a atenção e o valor que dá ao que suas filhas proporcionam ao crescerem juntas e aprendendo uma com a outra.
Ana Paula Marques gentilmente compartilhou conosco um bilhete trocado entre suas filhas – Lorena, 8 e Manuela, 6 – e nos enviou as seguintes palavras:
“Eu amo observar minhas duas filhas crescendo e aprendendo juntas.
Elas estão muito interessadas em escritas e segredos e juras de amor e amizade e passam horas trocando cartinhas.
Nessa troca de bilhetes, tem a pequena dizendo que sente-se feliz porque a irmã acreditou nela. Isso porque, para Manu, a confiança da Lolô é uma coisa muito preciosa.
Acho lindo ela ter refletido sobre como se sentiu e ter escrito sobre contentamento.
E Lorena, no alto dos seus oito anos, e se apoderando do papel de irmã mais velha quer garantir sua autoridade e responde professorando que ‘não é a sim que escreve muinto, é muito!’
E assim elas caminham, educando-se, encontrando seus códigos e criando maneiras de conviver sem perder a espontaneidade, a ternura e a malandragem tão saudáveis entre irmãos.
Eu não fico interferindo. Elas não dependem de mim para mediar todos os seus ‘achares’…”
Obrigada, Ana Paula!