Bilhete entre irmãs: muito mais que palavras | Labedu
Casos e Referências

Bilhete entre irmãs: muito mais que palavras

30 de julho de 2014

O que um pequeno bilhete escrito pelas crianças pode revelar de aprendizagens? Muito mais do que a própria língua escrita, revela sentimentos, segredos e amizade.

Já vimos, lemos e ouvimos muitos relatos de pais e mães encantados com o desenvolvimento e as aprendizagens de seus filhos.

Hoje compartilhamos uma situação que revela, além do olhar atento de uma mãe, a atenção e o valor que dá ao que suas filhas proporcionam ao crescerem juntas e aprendendo uma com a outra.

Ana Paula Marques gentilmente compartilhou conosco um bilhete trocado entre suas filhas – Lorena, 8 e Manuela, 6 – e nos enviou as seguintes palavras:

Nuna e Lolo

“Eu amo observar minhas duas filhas crescendo e aprendendo juntas.

Elas estão muito interessadas em escritas e segredos e juras de amor e amizade e passam horas trocando cartinhas.

Nessa troca de bilhetes, tem a pequena dizendo que sente-se feliz porque a irmã acreditou nela. Isso porque, para Manu, a confiança da Lolô é uma coisa muito preciosa.

Acho lindo ela ter refletido sobre como se sentiu e ter escrito sobre contentamento. 

E Lorena, no alto dos seus oito anos, e se apoderando do papel de irmã mais velha quer garantir sua autoridade e responde professorando que ‘não é a sim que escreve muinto, é muito!’

E assim elas caminham, educando-se, encontrando seus códigos e criando maneiras de conviver sem perder a espontaneidade, a ternura e a malandragem tão saudáveis entre irmãos.

Eu não fico interferindo. Elas não dependem de mim para mediar todos os seus ‘achares’…”

 

Obrigada, Ana Paula!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar