Boia ou afunda? | Labedu

Boia ou afunda?

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Leve para o chuveiro um balde, uma bacia ou qualquer outro recipiente transparente para encher de água. Selecione em seguida alguns objetos de diferentes pesos, formatos e materiais, como um pedaço de madeira, tampinhas de metal e de plástico, agulha, bolas do mesmo tamanho, porém feitas de elementos distintos, entre outros. Peça para a criança separar esses objetos em duas categorias: os que ela acha que irão afundar dos que imagina que irão flutuar pela superfície. Depois, pergunte o porquê de suas hipóteses. Coloquem tudo dentro da água e observem o que acontece!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Construir teorias sobre os fenômenos que observam na natureza é muito valioso para que as crianças deem conta de explicar o mundo a sua volta. Essa atividade irá instigá-las a compreender o que de fato acontece com os objetos introduzidos na água, adaptando suas explicações de acordo com o que examinam. Através da experiência, poderão validar ou rejeitar suas suspeitas, analisando o que existe em comum entre os instrumentos que boiam e os que afundam para supor a causa de tais comportamentos.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades