28 de fevereiro de 2014
Na direção oposta dos brinquedos digitais, alguns dos quais só incentivam a repetição e automatização de movimentos, outros apresentam desafios de lógica para as crianças.
As profissões mais populares hoje em dia têm muito a ver com tecnologia.
Afinal, os eletrônicos tem grande presença na vida de qualquer ser humano. Até bebês e crianças pequenas já passam horas vidradas em iPads, celulares e em brinquedos cada vez mais tecnológicos e modernos. Desde pequenas, elas aprendem a se relacionar com o eletrônico.
A empresa inglesa Primo criou um brinquedo para crianças com o intuito de possibilitar desafios básicos de lógica de programação. Nesse brinquedo, bastante instrutivo, as crianças se divertem e podem aprender alguns conceitos básicos da computação, como algoritmos e sequências de instruções.
O brinquedo é composto por uma mesa de programação, um robozinho, chamado Cubetto que responde aos comandos, e peças de instrução. A ideia é criar um caminho para o robô percorrer com diferentes possibilidades de direções. A criança cria o trajeto que quer e depois acompanha o desafio de realmente transcorrer esse caminho. Na mesa de programação, coloca as pecinhas de madeira que dão as instruções.
Cada pecinha corresponde a uma função: seguir reto, virar a direita, virar a esquerda. Com essas instruções, a criança cria um trajeto para o cubinho motorizado, que responde a todos os comandos por uma conexão sem fio.
Quase um efeito mágico para o deleite das crianças!
Brinquedos como esse são geniais e super divertidos. Possibilitam criar uma relação mais saudável entre a criança e a tecnologia. Uma relação de curiosidade, criação e descobrimento.
Nesse momento em que a tecnologia está tão presente em nossas vidas, construir outra visão sobre ela na vida das crianças pode abrir novos horizontes no futuro, além da simples diversão.