Aprender: dentro e fora da escola 2019 | Labedu

Aprender: dentro e fora da escola 2019

DENTRO E FORA DA ESCOLA . 2019

Uma proposta de atuação sistêmica para potencializar a aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos de idade.

ilustracao escola aluno

Atores dentro da escola

Metodologia de sensibilização de agentes sociais na causa da Primeira Infância. Busca oferecer referências para que diferentes instituições e atores, cada um a seu modo, possa colaborar com o desenvolvimento infantil na comunidade.

 

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Atores fora da escola

Metodologia de formação de educadores (professores, supervisores/coordenadores pedagógicos e diretores) que atuam em redes públicas municipais de Educação Infantil. Busca promover condições favoráveis para o desenvolvimento da linguagem das crianças.

 

Enquanto o Aprender Linguagem representa um investimento no contexto escolar, o Aprender com 7 Experiências Fundamentais foi pensado considerando a educação informal, ou seja, aquela que inclui outros setores que se encontram envolvidos de maneira direta e indireta na formação das crianças.

Ao qualificar o trabalho dos agentes sociais que têm interlocução direta com as famílias, como os profissionais que atuam nos CRAS, nos postos de saúde ou ou realizando visitas domiciliares, contribui-se para que a rede de proteção e apoio ao desenvolvimento infantil se fortaleça.

Abrangência geográfica

Acompanhe a implementação na ponta

Na Primeira Infância mora um grande potencial de desenvolvimento

A faixa etária prioritária do projeto é o período conhecido como Primeira Infância (de zero a seis anos), uma oportunidade única para a constituição subjetiva, neurológica, cognitiva, psicomotora e emocional das crianças. Quando não garantidas condições básicas para o desenvolvimento infantil nessa fase da vida, os impactos são significativos e, muitas vezes, insuperáveis.

Hoje se sabe que investimentos na primeira infância influenciam toda a escolaridade futura e determinam taxas de produtividade, renda e qualidade de vida.

Por isso, entre julho e dezembro de 2019, realizamos um diagnóstico dos 5 municípios de interesse, com vistas a formular estratégias adequadas às necessidades dos atores que fazem parte do ecossistema de serviços vinculados à Primeira Infância, em contextos formais e informais de educação. Nos próximos 2 anos, o projeto investirá na qualificação das estruturas públicas, permeando diversas instâncias para promover consciência e corresponsabilização social pela educação. Nosso objetivo é promover um contexto em que múltiplos níveis se envolvem numa mesma causa. Sendo assim, a implementação conjunta das duas metodologias visa a fortalecer o atendimento à Primeira Infância, envolvendo e articulando os diferentes stakeholders de uma comunidade.

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