Cidadania no parque | Labedu

Cidadania no parque

Onde? No parque.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Os parques são lugares de uso coletivo e uso de todos. Sendo assim, são uma ótima oportunidade para falar sobre cidadania e política em uma linguagem acessível aos pequenos. Sugerimos algumas perguntas para refletir junto com as crianças: “Quem é que cuida desse espaço?”; “Quem é dono desse lugar e dos objetos que estão nele (brinquedos do parque, bancos etc.)?”; “E quem é dono dos objetos que estão em casa? E dos que estão na escola?”; “Você acha que tem problema ficar o tempo inteiro ocupando o balanço do parque? Por quê?”; “O que acontece se você quebrar um brinquedo do parque? Só você vai deixar de usá-lo? Ou outras crianças também?”. Outras perguntas podem surgir a partir dessa conversa e vale construir as respostas junto com as crianças, ouvindo o que elas têm a dizer e deixando claro que esse é um espaço para uso coletivo e todos são responsáveis por cuidar dele!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Entrar em contato com questões como essas em situações cotidianas ajuda as crianças a perceberem que a posição política e a postura crítica são construídas a todo o momento. A maneira como nos posicionamos em relação ao espaço que ocupamos, o modo como cuidamos de bens públicos e a forma como percebemos os efeitos de nossas ações sobre os outros são questões políticas. Mostrar isso às crianças desde cedo, por meio de ações e conversas, é algo que fundamenta sua autopercepção como cidadã, pertencente a uma sociedade e a uma cultura.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades