Cinco educadores explicam por que discutir gênero nas escolas | Labedu
Casos e Referências

Cinco educadores explicam por que discutir gênero nas escolas

Imagem retirada de Catraquinha.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

19 de janeiro de 2017

Já tratamos aqui sobre a importância da escola assumir a formação das crianças nos mais distintos âmbitos, o que inclui as questões de gênero. Vamos ver o que alguns especialistas pensam sobre isso? Confira o post de nosso parceiro Catraquinha!

Desestimular comportamentos estereotipados, estimular a divisão de tarefas iguais entre meninos e meninas, oferecer a livre escolha pelos brinquedos, pelas cores, pelos papéis a desempenhar. Tudo isso é cuidar para que a Educação infantil seja livre de intolerância.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como abordar o assunto na sala de aula. Por isso, com a pergunta “Por que discutir igualdade de gênero nas escolas?”, o “Seminário Nacional Gênero nas Políticas Educacionais”, que aconteceu em maio deste ano em São Paulo, propôs a cinco educadores e educadoras discutirem a importância do tema.

A reflexão deu origem a vídeos bastante interessantes do ponto de vista pedagógico, que podem ser usados tanto no ambiente escolas quanto em casa, para estimular os pais e cuidadores a tratar do assunto com mais consciência e segurança. Assista:

Ingrid Leão: “Discutir gênero na escola é um dever do Estado brasileiro com a cidadania.”

Eliane Maio: “Não dá para tirar gênero do espaço escolar.”

Cláudia Vianna: “Falar de gênero é falar da qualidade da educação.”

Benedito Medrado: “O silêncio é cúmplice da violência.”

Maria Cristina Cavalero: “A escola não terá qualidade se não tiver justiça.”

E para saber mais sobre o assunto, o Catraquinha reuniu textos já publicados por lá. Acesse-os aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar