Conversando sobre uma história | Labedu

Conversando sobre uma história

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Quando estiver lendo com a criança, que tal conversar sobre a história: “Que parte você mais gostou?”; “Qual seu personagem preferido?”; “Você gostou da forma como essa história terminou?”. Você também pode fazer comentários sobre a maneira como o autor escreve, por exemplo: “Veja que interessante o jeito como esse autor contou sobre essa personagem! Ao invés de dizer que ela era inteligente, disse que era ‘sabida como uma raposa’”.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Conversar com a criança sobre o livro contribui para ampliar sua compreensão sobre a história e a estimula a refletir sobre o que está ouvindo. Isso aumenta o repertório literário da criança e refina a sua percepção sobre como diferentes autores e textos apresentam formas próprias de uso da linguagem. Além disso, favorece a ampliação do vocabulário e maior articulação ao comentar e opinar.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades