Cores da natureza: fazendo tintas vegetais | Labedu

Cores da natureza: fazendo tintas vegetais

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 15 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Uma ideia divertida é fazer tintas com a criança a partir de frutas, flores e outros vegetais. Basta bater o ingrediente escolhido como corante com um pouco água no liquidificador e depois coar a mistura com um pano, utilizando o caldo como tinta. Alguns tipos de plantas são especialmente boas como corante: o espinafre, a beterraba, a casca da cenoura, da jabuticaba ou do rabanete, o repolho roxo, a couve, o açafrão, a borra de café, entre outras. Depois de produzirem as tintas, usem-nas para fazer desenhos em papéis bem absorventes.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Produzir a própria tinta é um jeito de entender como diferentes ingredientes se combinam para formar algo novo. Também contribui para que a criança perceba que tem recursos para realizar brincadeiras a partir de algo feito por ela. Além disso, utilizar ingredientes vegetais, escolher o que será utilizado e aproveitar partes de alimentos que seriam descartados aproxima a criança da natureza e ensina sobre reutilização de materiais.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades