fbpx

No meio do caminho tem…

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Ao longo de nossos deslocamentos mundo afora, podemos observar caminhos muito diversos, compostos ora por paisagens naturais, ora por comércios, trânsito, praças, monumentos… Alguns desses caminhos são percorridos diariamente, como ir de casa até a escola, ou então da banca de jornal até a casa da avó. E a criança consegue identificar alguns pontos de referência que está habituada a ver. Experimente nomear lugares e objetos encontrados nesses percursos e peça para que ela também o faça junto a você. Inicie a brincadeira com: “No meio do nosso caminho tem…”. Pode ser uma padaria, um mercado, e por aí vai.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Além de propor um contato mais íntimo com os caminhos pelos quais circulamos, observando com atenção os elementos que fazem deles, você estará ensinando à criança que as trajetórias têm um começo, meio e fim. Por exemplo, passar pela padaria, depois por uma árvore bem grande no meio da avenida e então encontrar o portão verde do vizinho para, enfim, chegar em casa. É importante ter essa noção de continuidade e destino quando nos locomovemos. Memorizar localidades também pode nos ajudar a situar onde estamos e se estamos próximos de onde queremos chegar.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.