Crianças críticas de arte | Labedu

Crianças críticas de arte

Onde? No museu.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal aproveitar a visita ao museu para ouvir os comentários das crianças sobre as obras? Eles costumam ser muito interessantes e despertar o nosso olhar para aspectos que dificilmente observaríamos de outra forma! Quando estiverem visitando a exposição, pergunte à criança o que ela pensa sobre alguns dos trabalhos expostos. Você pode fazê-lo de muitas formas, como: “O que você acha desse quadro?”, “O que essa escultura te lembra?”, “O que você sente quando entra nessa instalação?”, entre muitas outras questões que podem surgir!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao comentar as coisas que observa, pensa e sente em contato com as obras de arte, as crianças aprendem a expressar de forma cada vez mais apurada aspectos abstratos de suas vivências. Além do mais, sentem-se valorizadas ao terem suas ideias ouvidas pelos adultos, adquirindo maior segurança para dialogar e para falar sobre seus conhecimentos e opiniões. Ao fazê-lo, exercitam a linguagem, o raciocínio e a sensibilidade. Refletir sobre arte ainda aproxima as crianças dessa linguagem e permite que ela se interesse pelo tema.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades