teste
Casos e Referências

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 4 aos 6 anos: conquistando o mundo!

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 4 aos 6 anos: conquistando o mundo!
Imagem retirada de Pixabay.
26 de setembro de 2016..
Este artigo faz parte da série:

Desenvolvimento Infantil

Em mais um post da nossa série sobre desenvolvimento infantil, descubra como as crianças de 4 a 6 anos adquirem independência e buscam intensamente por novos conhecimentos!

 

Quando completam 4 anos de idade as crianças já percorreram um amplo caminho de desenvolvimento. Estão já bastante independentes e conseguem fazer algumas atividades simples da rotina praticamente sem ajuda, como escovar os dentes, escolher as roupas e se vestir. Nessa etapa, é muito importante incentivar essas conquistas e apoiar sua crescente autonomia.

Entre os 4 e os 6 anos, as capacidade comunicativas também se ampliam de forma significativa. A progressiva aquisição de vocabulário, a descoberta e experimentação de diferentes formas de expressão e o contato com distintas situações de uso da fala serão marcantes. Todos esses elementos darão base a uma interação por meio de conversas, escutando o outro e começando a considerar as falas alheias ao elaborar as próprias.

A possibilidade de entrar em interações de maneira mais intensa também está profundamente ligada ao desenvolvimento das competências sócio-emocionais. Nessa fase, a criança já se percebe como um ser separado dos outros, algo que foi fruto de uma diferenciação gradual a partir de inúmeras elaborações psíquicas. Isso significa que reconhece que outras pessoas também têm sentimentos e pensamentos. Apenas por conta desse processo a alteridade se torna possível, oportunizando uma socialização mais complexa. É claro que, mesmo com todas as conquistas anteriores, as interações ainda apresentarão inúmeros desafios. Essas se revelarão constantemente em conflitos nos momentos de compartilhar, dividir, cooperar e relativizar o próprio papel de protagonismo.

Ao longo dessa etapa, também haverão muitos ganhos neurológicos e cognitivos. A capacidade de raciocínio aumenta e possibilita que a criança faça relações e inferências mais complexas. Com 6 anos, muitas já conseguem levar em consideração regras de diferentes situações sociais e diferenciar com clareza acontecimentos reais daqueles que são faz-de-conta. A curiosidade pelo mundo é muito grande e há uma intensa busca por compreender como as coisas funcionam, como são construídas, como os seres nascem e morrem. É fundamental aceitar a manifestação dessa vontade de saber, permitindo uma ampliação do repertório de conhecimentos e do impulso de desenvolvimento intelectual.

Esses desejos de conhecer, se desafiar e explorar também se revelam na motricidade. Aventuras como escalar, pular de lugares mais altos e correr velozmente, por exemplo, tornam-se mais frequentes. Além disso, as habilidades motoras se refinam, permitindo às crianças utilizar instrumentos como tesouras, pincéis, canetas e lápis com maior destreza.

O desenvolvimento dos 4 aos 6 anos é marcado pela conquista do mundo, pela intensidade e pelo prazer de descobrir a própria independência. É importante respeitar esse movimento saudável da criança e fortalecer sua autonomia, sempre garantindo sua segurança.

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar
Casos e Referências . Infância e Sociedade, Desenvolvimento ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 7 aos 12 anos: tempo de grandes mudanças

No post final de nossa série sobre desenvolvimento infantil, trataremos dos últimos anos da infância, ...

Casos e Referências . Desenvolvimento da Linguagem, ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 2 aos 3 anos: Satisfações da autonomia e resistência às frustrações

Entre os dois e os três anos de idade ocorrem aprendizagens fundamentais na vida das crianças que impactam ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – As conquistas do primeiro ano de vida

Até agora já descobrimos muito sobre como o bebê aprende e se desenvolve desde o momento que está na ...

Casos e Referências . Desenvolvimento da Linguagem, ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 10 a 11 Meses: Primeiros passos e primeiras palavras

Nesta continuação de nossa série de posts sobre desenvolvimento infantil, veja como as crianças próximas ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 7 aos 9 meses: A descoberta dos próprios gestos

Descubra aqui como os bebês são capazes de lidar com situações complexas tais como os momentos de separação ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – O bebê de 6 meses e a percepção de si

O que você imagina que crianças de 6 meses sentem e percebem sobre o mundo à sua volta E sobre as sensações ...