DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 10 a 11 Meses: Primeiros passos e primeiras palavras | Labedu
Casos e Referências

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 10 a 11 Meses: Primeiros passos e primeiras palavras

Imagem retirada de Revista Crescer.
5 de outubro de 2015
Este artigo faz parte da série:

Desenvolvimento Infantil

Nesta continuação de nossa série de posts sobre desenvolvimento infantil, veja como as crianças próximas de completarem um ano descobrem sobre a linguagem oral e corporal!

 

Ao longo do décimo mês de idade, o bebê já possui um repertório significativo de habilidades. Sua musculatura se desenvolve de acordo com os movimentos que começa a tentar fazer. Ele é capaz de engatinhar e de dar poucos passos quando apoiado em um objeto, ou auxiliado por um adulto. Além disso, a criança já possui desenvoltura com os dedos e as mãos para realizar o movimento de pinça com o polegar e indicador. Isso lhe concede maior firmeza e precisão para explorar os objetos e perceber seus detalhes.

A relação com os adultos também vai se tornando mais complexa. O bebê imita os sons que escuta e aos poucos compreende quando lhe dizem “não”. Ele se torna cada vez mais expressivo, demonstrando em sua fisionomia as emoções que sente. Sua ligação afetiva mais fundamental ainda é com o principal cuidador e é natural que sinta ciúmes dele com outras pessoas, chorando quando ele lhes dá atenção.

Neste período, as conquistas anteriores vão se consolidando e aperfeiçoando. Ainda é preciso apoio para que a criança dê pequenos passos, mas ela consegue fazer isso com mais segurança e já consegue ficar em pé. O engatinhar é muito mais ágil e possibilita até subir escadas! Nesta fase é preciso estar bastante atento para garantir a segurança do bebê e, ao mesmo tempo, possibilitar que ele se movimente e explore o ambiente.

Também é um ótimo momento para aprender a nadar, pois a criança não sente medo de entrar na água. A experiência de estar submersa traz novas noções corporais e permite que os músculos se fortaleçam. Além disso, brincar com água é algo muito prazeroso.

Outro aspecto a ser observado é que os movimentos mais refinados que o bebê é capaz de fazer permitem novas percepções dos objetos. Estes começam a ser usados com mais coerência em função de suas características. Assim, algo que desliza (como um carrinho) será empurrado ao invés de batido no chão. Um livro será folheado (mesmo que muitas páginas sejam viradas ao mesmo tempo). O gesto de pinça dos dedos permitirá segurar um giz de cêra e fazer rabiscos. As ações se tornarão mais intencionais e menos aleatórias.

A linguagem também irá se desenvolver e a imitação de sons dos adultos levará, gradualmente, às primeiras palavras. Mesmo que a palavra utilizada não designe exatamente o que a criança quer expressar, ela terá um sentido relacionado ao universo semântico do que quer ser dito. Assim, “mãe” pode significar “quero carinho”, “quero colo”, “quero atenção” etc. Também ocorrerá um avanço na compreensão da linguagem e instruções muito simples poderão ser entendidas pelo bebê.

Viu só quantos aspectos são desenvolvidos pelas crianças antes mesmo de completarem um ano de idade? As pequenas experiências do dia a dia possibilitam grandes aprendizados. Você já conseguiu observar atentamente situações em que algo do cotidiano foi importante para o crescimento de uma criança? Comente conosco!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar
Casos e Referências . Infância e Sociedade, Desenvolvimento ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 7 aos 12 anos: tempo de grandes mudanças

No post final de nossa série sobre desenvolvimento infantil, trataremos dos últimos anos da infância, ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 4 aos 6 anos: conquistando o mundo!

Em mais um post da nossa série sobre desenvolvimento infantil, descubra como as crianças de 4 a 6 anos ...

Casos e Referências . Desenvolvimento da Linguagem, ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 2 aos 3 anos: Satisfações da autonomia e resistência às frustrações

Entre os dois e os três anos de idade ocorrem aprendizagens fundamentais na vida das crianças que impactam ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – As conquistas do primeiro ano de vida

Até agora já descobrimos muito sobre como o bebê aprende e se desenvolve desde o momento que está na ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Dos 7 aos 9 meses: A descoberta dos próprios gestos

Descubra aqui como os bebês são capazes de lidar com situações complexas tais como os momentos de separação ...

Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Saúde ...

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – O bebê de 6 meses e a percepção de si

O que você imagina que crianças de 6 meses sentem e percebem sobre o mundo à sua volta E sobre as sensações ...