Toda Criança Pode Aprender – Formação de Mediadores de Aprendizagem 2022 | Labedu

Toda Criança Pode Aprender – Formação de Mediadores de Aprendizagem 2022

FORA DA ESCOLA . 2022

Nossa metodologia de sensibilização e mobilização tem como objetivo fortalecer o papel educativo dos familiares de crianças de 0 a 10 anos, bem como das instituições que as apoiam, impactando positivamente os contextos de aprendizagem nas comunidades onde estão inseridas. 

Em parceria com o  núcleo do Plano Municipal da Primeira Infância da Secretaria de Governo de São Paulo e com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS SP), o Laboratório de Educação implementou, ao longo do primeiro semestre de 2022, o segundo ciclo do projeto Toda Criança Pode Aprender (TCPA) – Formação de Mediadores de Aprendizagem, em um contexto que beneficiou 150 crianças em medidas de acolhimento provisório por mês, entre janeiro e julho. 

O público do projeto, que neste contexto de implementação centrou-se na Primeira Infância, abrangeu todas as equipes técnicas e famílias acolhedoras dos Serviços de Acolhimento Familiar (SAF), atualmente presentes nas regiões de Santo Amaro, Sé, Guaianazes e  Santana, no município de São Paulo. No total, 42 profissionais de serviços de assistência social integraram o ciclo de formação, enquanto outros 110 funcionários ligados ao serviço de famílias acolhedoras e à Enfermaria Infantil do Hospital de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo receberam materiais com orientações sobre como promover experiências fundamentais na infância para que toda criança se desenvolva de forma plena. Uma lista de transmissão de conteúdos online sobre Primeira Infância foi também disponibilizada para todos os trabalhadores e usuários desses serviços. A formação e a distribuição dos materiais tinham como foco convocar esses adultos a refletirem sobre seu papel no desenvolvimento das crianças, dando subsídios para que o olhar estivesse direcionado à criança e a seus processos de desenvolvimento. 

O projeto buscou potencializar a atuação de instituições que atuam a serviço da sociedade em diferentes áreas e que envolvem convivência, interação e vínculo com famílias de crianças pequenas. O Laboratório de Educação visou fortalecer o papel desses agentes de transformação para impactar positivamente os contextos de aprendizagem infantil nas comunidades onde atuam.

A formação

A implementação do segundo ciclo do TCPA fortaleceu o papel de novos atores no ecossistema de políticas públicas do município de São Paulo, dialogando com as metas do Plano Municipal pela Primeira Infância de SP.

Entre os meses de janeiro a julho de 2022 foram realizados:

  • 8 encontros de formação, totalizando 16 horas;
  • 4 encontros de articulação com parceiros de 7 órgãos públicos (Secretaria de Governo, Equipe de proteção especial de crianças e adolescentes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de São Paulo, serviços de Acolhimento Familiar do município de São Paulo, Enfermaria Infantil dos hospital de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo);
  • 15 envios de conteúdos quinzenais pela lista de transmissão do projeto;
  • Distribuição de centenas de materiais físicos que convidam os adultos funcionários das instituições parceiras a refletirem sobre seu papel no desenvolvimento das crianças. 

Os conteúdos dos encontros de sensibilização e formação tiveram como referência a plataforma das 7 Experiências Fundamentais na Infância, criada pelo Laboratório de Educação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), documento do Ministério da Educação que estabelece direitos básicos de aprendizagens e desenvolvimento para as crianças pequenas. Além disso, os temas abordaram diferentes dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos adultos na interação com crianças. 

A distribuição de materiais digitais

Dentre os participantes do segundo ciclo do TCPA estiveram também 103 famílias, todas com acesso ao canal de transmissão de conteúdo do Laboratório de Educação. Por meio de vídeos, cards e áudios baseados nas 7 Experiências Fundamentais na Infância, com disparo quinzenal via Whatsapp, buscamos:

  Potencializar as interações que já são parte da rotina doméstica e contribuir para o fortalecimento de vínculo em momentos do cotidiano;

  Promover situações de leitura em voz alta de livros de literatura infantil;

  Dar ferramentas para que os adultos cuidadores possam enxergar e registrar conquistas do processo de aprendizagem das crianças, tendo em vista as especificidades da Primeira Infância.

Além de receberem os conteúdos, 75% das famílias que responderam ao questionário de avaliação do canal de transmissão disseram também ter compartilhado os conteúdos recebidos com outras pessoas que pudessem se interessar pelo assunto de Primeira Infância. Ou seja, além dos beneficiários diretos, aproximadamente outras 77  famílias e crianças se beneficiaram indiretamente pelos conteúdos do canal ao longo do semestre.

Ao todo, foram realizados 15 envios de conteúdos digitais entre janeiro e julho de 2022 e, ao final do mês de julho, o canal foi encerrado junto com o encerramento deste projeto. Como parte das sugestões enviadas pela equipe pedagógica do Labedu, estiveram formas de estruturar e incorporar conversas e brincadeiras simples no dia a dia com as crianças, chamando atenção para o que elas podem pensar, dizer ou fazer a depender da faixa etária.

A distribuição de materiais físicos

  1. Para os educadores multiplicadores das instituições parceiras

 Instituições parceiras que receberam materiais:

  • Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
  • SAF Santo Amaro – Serviço de Acolhimento Familiar Pérolas
  • SAF Sé – Instituto Fazendo História (IFH)
  • SAF Guaianazes – Família Acolhedora Amigos da Vida  
  • SAF Santana – Serviço Família Acolhedora Santana
  • Enfermaria Infantil dos hospital de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo

  1. Para as famílias usuárias das instituições parceiras

Ao longo da implementação do segundo ciclo do TCPA, as equipes do Laboratório de Educação observaram que os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus repertórios relacionados ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem infantil e passaram a incorporar em seu dia a dia algumas práticas:

  • Ampliar a diversidade de experiências e interações significativas com as crianças de 0 a 6 anos para além da escola;
  • Enxergar e registrar conquistas do processo de aprendizagem da criança;
  • Identificar oportunidades de aprendizagem no dia a dia.

Outra conquista ressaltada foi a importância da distribuição de materiais informativos sobre Primeira Infância para as famílias e cuidadores de crianças nesta faixa etária, fortalecendo uma comunidade de atores implicados na educação das crianças e na construção de um território educativo.

É importante salientar que as aquisições desse projeto e as oportunidades que o Labedu vislumbra para executá-lo novamente em outros contextos são resultado de ciclos permanentes de sistematização, implementação e pesquisa. 

 

 

 

 

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