Encontro regional reforça colaboração entre redes para implementação do AET | Labedu

Encontro regional reforça colaboração entre redes para implementação do AET

15 de dezembro de 2025

Representantes das secretarias municipais de Educação de Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Ipecaetá e Irará participaram, em novembro, de um encontro regional em Feira de Santana do projeto Aprender a Estudar Textos (AET), realizado pelo Laboratório de Educação em parceria com a Fundação Maria Emília. O movimento fecha a etapa diagnóstica da implementação e funda as bases para a fase seguinte, quando as formações docentes de fato serão iniciadas em 2026.

O evento reuniu as equipes técnicas dos seis municípios com o objetivo de fortalecer a articulação territorial, promover o intercâmbio de experiências e consolidar uma leitura compartilhada dos Cenários Educacionais do Portal do Sertão. Os materiais elaborados pelo Labedu registram o processo de escuta, análise e reflexão sobre a educação pública local, realizado com equipes técnicas, gestores, educadores e estudantes dos municípios ao longo de 2025. A partir dessas interações, os documentos consolidam a construção de uma compreensão compartilhada sobre os desafios e as potencialidades de cada município. 

Durante o encontro, cada município apresentou um objeto simbólico de sua história e identidade, como o berimbau, a música de charanga, a imagem da igreja Matriz, a bolsa de palha produzida por uma comunidade quilombola e as imagens de celebração do centenário do município. O gesto ajudou a tangibilizar não só as diversidades culturais do território como também favoreceu a criação de vínculos entre as equipes. “Quando esses objetos entram na sala, entram também as histórias das pessoas. Esses relatos aproximam as equipes, ampliam a compreensão dos cenários e fortalecem a troca entre os municípios. São interações como essas, construídas ao longo deste ano, que humanizam o diagnóstico e contribuem para que ele também seja compreendido como um espaço formativo”, destaca a coordenadora de Metodologias e Projetos do Labedu Carla Tocchet.

A programação avançou na elaboração de uma primeira versão do plano de formação para 2026, considerando os cenários discutidos, os calendários letivos e os atores envolvidos. As redes refletiram sobre a organização dos ciclos formativos e sobre os momentos coletivos previstos entre os municípios. A colaboração entre as redes favoreceu o reconhecimento de desafios comuns e a identificação de soluções construídas localmente. “Com esse movimento é possível construir um plano alinhado aos contextos locais, sem abrir mão de uma formação consistente para as equipes escolares”, explica Carla.

O projeto Aprender a Estudar Textos (AET) está em implementação desde o início de 2025 nos seis municípios, alcançando cerca de 100 escolas, 500 professores e 3.700 estudantes. A iniciativa, com duração de quatro anos, conta com apoio da Fundação Maria Emília e busca contribuir para a consolidação de políticas públicas comprometidas com a qualidade e a equidade da educação no Portal do Sertão.

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