15 de dezembro de 2025
Representantes das secretarias municipais de Educação de Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Ipecaetá e Irará participaram, em novembro, de um encontro regional em Feira de Santana do projeto Aprender a Estudar Textos (AET), realizado pelo Laboratório de Educação em parceria com a Fundação Maria Emília. O movimento fecha a etapa diagnóstica da implementação e funda as bases para a fase seguinte, quando as formações docentes de fato serão iniciadas em 2026.
O evento reuniu as equipes técnicas dos seis municípios com o objetivo de fortalecer a articulação territorial, promover o intercâmbio de experiências e consolidar uma leitura compartilhada dos Cenários Educacionais do Portal do Sertão. Os materiais elaborados pelo Labedu registram o processo de escuta, análise e reflexão sobre a educação pública local, realizado com equipes técnicas, gestores, educadores e estudantes dos municípios ao longo de 2025. A partir dessas interações, os documentos consolidam a construção de uma compreensão compartilhada sobre os desafios e as potencialidades de cada município.
Durante o encontro, cada município apresentou um objeto simbólico de sua história e identidade, como o berimbau, a música de charanga, a imagem da igreja Matriz, a bolsa de palha produzida por uma comunidade quilombola e as imagens de celebração do centenário do município. O gesto ajudou a tangibilizar não só as diversidades culturais do território como também favoreceu a criação de vínculos entre as equipes. “Quando esses objetos entram na sala, entram também as histórias das pessoas. Esses relatos aproximam as equipes, ampliam a compreensão dos cenários e fortalecem a troca entre os municípios. São interações como essas, construídas ao longo deste ano, que humanizam o diagnóstico e contribuem para que ele também seja compreendido como um espaço formativo”, destaca a coordenadora de Metodologias e Projetos do Labedu Carla Tocchet.
A programação avançou na elaboração de uma primeira versão do plano de formação para 2026, considerando os cenários discutidos, os calendários letivos e os atores envolvidos. As redes refletiram sobre a organização dos ciclos formativos e sobre os momentos coletivos previstos entre os municípios. A colaboração entre as redes favoreceu o reconhecimento de desafios comuns e a identificação de soluções construídas localmente. “Com esse movimento é possível construir um plano alinhado aos contextos locais, sem abrir mão de uma formação consistente para as equipes escolares”, explica Carla.
O projeto Aprender a Estudar Textos (AET) está em implementação desde o início de 2025 nos seis municípios, alcançando cerca de 100 escolas, 500 professores e 3.700 estudantes. A iniciativa, com duração de quatro anos, conta com apoio da Fundação Maria Emília e busca contribuir para a consolidação de políticas públicas comprometidas com a qualidade e a equidade da educação no Portal do Sertão.
Saiba mais: Evento celebra parceria para implementação do projeto de formação continuada de professores na Bahia
Projeto Aprender a Estudar Textos chega a seis municípios da Bahia