Escola Florestal: conheça esta experiência inglesa | Labedu
Casos e Referências

Escola Florestal: conheça esta experiência inglesa

Imagem retirada de Portal Aprendiz.
Em parceria com Portal Aprendizicone-link-externo

O Portal Aprendiz identifica a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos. O site espera estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma educação plural que transcenda os muros da escola e garanta a aprendizagem contínua e o pleno desenvolvimento dos sujeitos.

25 de maio de 2017

Iniciativa na cidade de Londres propõe a interação direta das crianças com a natureza e, consequentemente, muitas aprendizagens. Saiba mais sobre isso neste post do nosso parceiro Portal Aprendiz.

Crianças com galochas, capas de chuvas, pequenas mochilas nas costas e mãozinhas dadas, caminhando tranquilamente e pisando em poças d’água enquanto conversam; duas garotinhas brincando em um balanço, uma ajudando a outra a usar o brinquedo; meninos e meninas brincando de “comida de faz de conta”, usando barro e pequenos galhos; “gritinhos de felicidade!”.

Estas são algumas das brincadeiras ao ar livre que acontecem na FRUK – Free Range Urban Kids, uma Escola Florestal que tem como ideia principal a educação dos pequenos em espaços livres como praças e parques, e não em lugares fechados ou prédios.

Fundada em 2014 por Hayley Mitchell e Elizabeth Hassay, duas mães londrinas que acreditam na Pedagogia da Escola Florestal como forma de aprendizagem livre, a proposta é conduzir a criança ao ensino por meio da brincadeira ao ar livre e o respeito à natureza.

“Somos de ascendência alemã e dinamarquesa, países com um forte patrimônio na Escola Florestal, e as nossas infâncias estavam repletas de experiências ao ar livre. Decidimos lançar a escola, pois não havia nenhuma neste formato em Hackney, situada na área nordeste de Londres. Assim, poderíamos proporcionar uma educação para nossos filhos com mais qualidade e oferecer esta experiência para demais crianças da região”, explicam as fundadoras em sua página no Facebook.

As crianças que fazem parte da Escola Florestal, uma instituição privada, são educadas em ambientes que estão em constante mudança e que, a partir desses movimentos, oferecem inúmeras possibilidades de interação. As educadoras seguem o currículo do EYFS – Early Years Foundation Stage e as práticas buscam reverter o confinamento esperado para o clima adverso na capital inglesa.

“Notamos que as crianças brincam mais cooperativamente à medida que suas habilidades sociais melhoram, a confiança cresce e novas aventuras são realizadas. Estudos têm demonstrado que as crianças que frequentam uma instituição de cuidados infantis ao ar livre melhoraram a saúde, habilidades motoras e estão menos propensas a alergias e níveis de estresse”, explicam as fundadoras da FRUK.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar