Experiências com medidas | Labedu

Experiências com medidas

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal fazer uma experiência simples com medidas? Junto com a criança, pegue dois copos iguais, um terceiro mais fino e um quarto mais largo. Encha os dois copos de mesmo tamanho com a mesma quantidade de água e pergunte à criança se ela acha que os dois estão igualmente cheios. Quando ela concordar que estão com a mesma quantidade de líquido, derrame o conteúdo de um deles dentro do copo mais fino e o outro dentro do copo mais largo, de modo que a criança possa ver o que você está fazendo. Pergunte a ela, então, se acha que o copo fino e o largo tem a mesma quantidade de água. Converse com ela sobre suas hipóteses e indague sobre como ela chegou a tais conclusões. Não é preciso chegar à resposta correta, mas sim escutar com atenção a forma como a criança justifica onde acha que há mais e onde acha que há menos líquido.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao realizar esta atividade, a criança começa a se questionar sobre grandezas, tentando compreender se há relação entre formatos ou entre volume e quantidade. Nessa idade, muito provavelmente ela não compreenderá que a mesma quantidade de água se conserva independente do fato de ser colocada em recipientes de diferentes tamanhos e formas. Porém,  irá começar a criar hipóteses e reflexões sobre o assunto até que possa compreender completamente o que acontece quando for um pouco mais velha. É importante escutar com atenção o que ela pensa e valorizar pensamentos que se aproximem do que verdadeiramente acontece na situação proposta.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades