Experiências com pesos | Labedu

Experiências com pesos

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Um desafio interessante para fazer com a criança é perguntar o que ela pensa sobre o peso de diferentes objetos: Qual é mais pesado? Qual é mais leve? Pegue alguns itens que sejam pouco óbvios, como: um cubo de gelo, uma casca de laranja, um grão de feijão e uma colher de chá, por exemplo. Você também pode escolher objetos maiores, como uma maçã, um maracujá, um copo vazio, um rolo de papel toalha e uma tampa de panela. Compare, junto com a criança, os elementos a serem pesados, discutindo o que ela imagina que pese mais. Juntos, tirem a prova numa balança de cozinha e conversem sobre o que acertaram e sobre o que deu um resultado diferente do imaginado. Discuta o quanto os tipos de materiais influenciam no peso dos objetos e como o tamanho, muitas vezes, não está relacionado com o peso (um objeto pequeno pode ser mais pesado do que um grande).

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao realizar essa atividade, a criança começa a se questionar sobre grandezas, tentando compreender se há uma relação entre formato, material, volume e peso. As hipóteses e reflexões criadas sobre o assunto, até que possa compreender completamente o que acontece, são formas de desenvolver o raciocínio lógico e matemático. É importante escutar com atenção o que ela pensa e valorizar pensamentos que se aproximem do que verdadeiramente acontece nessa situação.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades