Onde? Na cozinha.
Quanto tempo? 5 a 15 minutos.
ATIVIDADE
Um desafio interessante para fazer com a criança é perguntar o que ela pensa sobre o peso de diferentes objetos: Qual é mais pesado? Qual é mais leve? Pegue alguns itens que sejam pouco óbvios, como: um cubo de gelo, uma casca de laranja, um grão de feijão e uma colher de chá, por exemplo. Você também pode escolher objetos maiores, como uma maçã, um maracujá, um copo vazio, um rolo de papel toalha e uma tampa de panela. Compare, junto com a criança, os elementos a serem pesados, discutindo o que ela imagina que pese mais. Juntos, tirem a prova numa balança de cozinha e conversem sobre o que acertaram e sobre o que deu um resultado diferente do imaginado. Discuta o quanto os tipos de materiais influenciam no peso dos objetos e como o tamanho, muitas vezes, não está relacionado com o peso (um objeto pequeno pode ser mais pesado do que um grande).
O QUE A CRIANÇA APRENDE
Ao realizar essa atividade, a criança começa a se questionar sobre grandezas, tentando compreender se há uma relação entre formato, material, volume e peso. As hipóteses e reflexões criadas sobre o assunto, até que possa compreender completamente o que acontece, são formas de desenvolver o raciocínio lógico e matemático. É importante escutar com atenção o que ela pensa e valorizar pensamentos que se aproximem do que verdadeiramente acontece nessa situação.
–
No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.