Experiências curiosas | Labedu

Experiências curiosas

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

A cozinha é um ótimo lugar para descobrir sobre substâncias e reações químicas. Existem algumas experiências simples que podem ser realizadas com ingredientes acessíveis. Misturar bicarbonato de sódio com vinagre, por exemplo, gera uma reação interessante. Outra possibilidade é colocar um fio de linha sobre o gelo e adicionar uma pitada de sal por cima, fazendo com que o gelo e a linha fiquem presos um ao outro. Também é uma opção perceber como as cores de canetinhas hidrográficas se decompõem, fazendo alguns traços com elas em papel filtro e umidificando posteriormente com álcool. Existem muitas sugestões de experimentos que podem ser feitos em casa sem grande dificuldade. Pesquise junto com a criança e decidam quais vocês querem explorar. Depois, é interessante conversar sobre a experiência, percebendo que hipóteses a criança tem sobre o que ocorreu.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao lidar com reações químicas ou transformações físicas a criança cria hipóteses sobre o funcionamento do mundo e as relações entre os materiais. Além disso, fazer experiências e pesquisar sobre elas é um ótimo estímulo à curiosidade científica. E claro, essa é mais uma oportunidade de compartilhar momentos divertidos com a criança e descobrir coisas novas junto com ela.

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades