Herbário | Labedu

Herbário

Onde? No parque.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Quando for ao parque, que tal escolher algumas flores e folhas para montar um herbário? Você e a criança podem pegar algumas amostras das plantas pelas quais se interessarem e, quando voltarem para casa, deixá-las secando dentro de um caderno, de forma organizada. Convide a criança a fazer um desenho ao lado de cada planta, ilustrando seus detalhes e, eventualmente, o local onde a encontraram. Caso achem interessante deixar comentários por escrito, indicando por exemplo o local e a data onde encontraram aquela espécie, podem fazer isto também!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao colecionar plantas e reparar em seus detalhes, as crianças passam a conhecer mais sobre as espécies vegetais de nosso país, percebendo semelhanças e diferenças entre elas e reparando em seu habitat. Elas também podem exercitar conhecimentos matemáticos, contando quantas plantas existem em sua coleção ou quantas foram apanhadas em um mesmo lugar. Organizá-las em grupos, reunindo-as de acordo com tamanhos e/ou aparências também ajuda na classificação dos objetos.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades