3 ideias para ensinar as crianças a ler mapas (inclusive os digitais)
Dicas Práticas e indicações

3 atividades para ensinar as crianças a ler mapas (inclusive os digitais)

Imagem retirada de Unsplash
10 de maio de 2019

Em diferentes faixas etárias, a leitura de mapas desenvolve a compreensão de direção, localização e proporções.

Aprender a ler mapas pode expandir o olhar sobre a Terra e todos os seus diferentes países, pessoas, culturas. É também uma oportunidade de desenvolver os sensos de direção e localização. Pode, ainda, ajudar a enxergar os espaços do dia a dia de outras formas, prestando atenção em dimensões, distâncias e proporções. À medida em que se familiarizam com essas noções, os pequenos ganham mais confiança para compreender o espaço urbano e transitar por ele, o que fortalece os laços da relação criança-cidade. Todos esses conhecimentos são valiosos até a vida adulta, e podem ser construídos desde cedo.

Com isso em mente, sugerimos algumas atividades para familiarizar as crianças com mapas, com uma progressão gradativa de escala:

1. Faça um mapa de um cômodo da casa

Para as crianças com menos de 7 anos, as noções de representação geográfica podem ser abstratas demais. Começar dentro de casa, com um espaço pequeno e familiar, é uma porta de entrada concreta para conceitos mais complexos. Com papel e lápis ou canetinhas (coloridas ou não), escolha um cômodo e, acompanhado da criança, desenhe no papel a forma do cômodo e, juntos, desenhem os elementos do quarto (móveis, plantas, objetos grandes, etc). A partir disso, é possível introduzir a ideia de representação de um espaço em uma folha de papel.

2. Imprima um mapa do seu bairro

Que tal imprimir um mapa do seu bairro e sair com ele para um passeio nos arredores de casa? Você pode propor pequenos desafios, como encontrar a banca de jornal ou padaria no mapa, descobrir um caminho diferente para chegar no supermercado, ou simplesmente deixar a criança escolher um lugar marcado e guiar o caminho a partir do mapa. Uma bússola é um instrumento que enriquece esse passeio, possibilitando aprendizados sobre as direções e os pontos cardeais.

3. Passeie pelo globo com ajuda do Google

Os recursos Google Mapsg, Google Earthg e Google Street View permitem que, a partir do computador ou de um smartphone, se tenha acesso a lugares do mundo todo. Com essas ferramentas digitais, a brincadeira de apontar um lugar no globo para ser um destino de viagem, por exemplo, ganha outros contornos. O planeta Terra é vasto e muito diverso, e mapas podem ser uma primeira porta de acesso para essa imensidão de território, distância, gente, língua e cultura.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar