Pequenos viajantes | Labedu

Pequenos viajantes

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Um jeito interessante de incentivar a independência da criança é ir comentando com ela sobre cada passo envolvido ao fazer um deslocamento. Você pode começar ao sair de casa, comentando sobre o caminho a ser percorrido a pé para pegar o transporte público, ou pensando sobre as coisas que precisa para andar de carro. Caso forem atravessar a rua, ajude a criança a lembrar da importância de olhar para os dois lados e aguardar a sinalização dos semáforos. Em seguida, é interessante mostrar como se compra um bilhete para utilizar o transporte e também separar o dinheiro para comprá-lo junto com a criança. No caso de quem irá de carro, se for necessário, pode-se fazer o mesmo em relação ao abastecimento. Quando estiverem fazendo o caminho para o destino final, peça para a criança acompanhar as paradas, conte para ela sobre o nome das ruas e, no caso de ônibus, mostre como dar sinal de parada, pedindo que ela o faça também.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao acompanhar os passos necessários para realizar um percurso, a criança desenvolve sua independência e começa a atentar para vários aspectos que envolvem o ato de transitar pela cidade: quanto tempo leva um deslocamento, quanto custa, quais transportes são necessários para chegar ao destino, quais pessoas estão dentro dos meios de transporte, entre tantas outras coisas. Cada etapa desse processo vai exercitando capacidades diferentes, como atenção, habilidade para contar (no caso do dinheiro para comprar o bilhete), localização espaço-temporal, autocuidado, etc. Além disso, ao aprender sobre o que é necessário para fazer um trajeto a criança começa a se familiarizar gradualmente com cada um desses passos, sentindo-se capaz para um dia fazer sozinha esse tipo de atividade cotidiana com segurança e desenvoltura.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades