Jogos de palavras | Labedu

Jogos de palavras

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal fazer um jogo de palavras com a criança durante um trajeto de ônibus ou carro? A brincadeira funciona assim: juntos vocês escolhem uma placa e utilizam as letras dela para formar uma ou mais palavras. Por exemplo, uma placa que possui as letras AGR pode ser usada para formar as palavras agora, graviola, grana, rasgar etc. Outra placa, EBM, pode formar palavras como bem, bermuda, bombeiro… Caso o jogo esteja muito desafiador, vocês podem escolher apenas uma ou duas das letras da placa para formar as palavras.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Esse jogo de palavras torna os deslocamentos mais divertidos, ajuda a criança a ampliar seu vocabulário e a convida a pensar sobre a grafia das palavras. É uma forma descontraída de aproximá-la da linguagem. Além disso, os trajetos acabam por ser mais uma oportunidade de aproximação entre criança e adulto, fortalecendo o vínculo afetivo e a intimidade entre os dois.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades