Ler uma história | Labedu

Ler uma história

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 15 a 30 minutos.

ATIVIDADE

Na hora de ler uma história para a criança, você pode marcar a entonação da sua voz e mostrar as ilustrações do livro. Uma ideia é pedir para ela imitar os sons da história e conversar sobre o que as ilustrações mostram. Dê espaço para suas colocações, deixe que ela toque no livro, folheie as páginas e retome suas partes preferidas. Você também pode fazer caretas para alguns personagens e sons para representar acontecimentos da história.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao escutar a história, a criança aumenta sua habilidade de seguir uma linha de raciocínio e supor situações e acontecimentos. Ouvir histórias também a ajudará a contar as próprias experiências com desenvoltura e a entrar em contato com as emoções de forma lúdica e empática. Deixar a criança manusear o livro e contar a história à sua maneira a aproxima desse objeto e do universo da leitura. Além disso, ela amplia seu vocabulário e aprende sobre distintas entonações que marcam a linguagem oral: quando se faz uma pergunta, quando se explicita espanto etc.

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também pode acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades