fbpx

Menu caseiro

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Enquanto o almoço é preparado, que tal convidar a criança para fazer uma brincadeira criativa? Diga para ela o que vai ser servido e peça que desenhe um menu do dia, com uma decoração especial! Ela também pode escrever os nomes dos pratos a sua própria maneira. A brincadeira pode ficar ainda mais divertida se a criança ajudar a levar as comidas para a mesa e, depois, auxiliar a retirar os pratos, brincando de ser garçom ou garçonete.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Esse “faz-de-conta” instiga a imaginação da criança de diversas maneiras: ela pensa em como fazer desenhos interessantes para apresentar os pratos que serão servidos, contribui na disposição dos alimentos na mesa e diverte-se imaginando como é ser um garçom ou garçonete. Os pequenos gostam muito de experimentar papéis adultos de forma lúdica e certamente se divertirão ao fazê-lo. Além disso, ao desenhar a criança desenvolve a coordenação motora e exercita suas noções espaciais, planejando o posicionamento dos elementos no papel. Vale ainda considerar que propostas como essa fazem as crianças se sentirem participantes nas tarefas diárias de casa, convidando-as para contribuir de forma leve e prazerosa. Isso favorece a autoestima, pois se sentem capazes de ajudar os adultos.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.