Ana Teberosky: Educação Infantil | Early Childhood Education

Ana Teberosky, catedrática pela Universidade de Barcelona, lidera discussões sobre educação infantil no Brasil

24 de setembro de 2014

Ana Teberosky, catedrática pela Universidade de Barcelona, esteve no Brasil a convite do Laboratório de Educação. O motivo principal de sua viagem foi o encontro técnico para discutir o andamento dos projetos. Uma parte de nossa equipe está baseada na Espanha, sob sua coordenação, enquanto que outro conjunto de ações vem sendo desenvolvido no Brasil. A oportunidade de fazer reuniões presenciais com vistas a fazer um balanço da produção nos permite validar e aprimorar o andamento dos produtos em desenvolvimento.

Aproveitando a oportunidade de sua visita e, considerando que a conversa atual sobre educação infantil, no Brasil, precisa ganhar oxigênio e novas perspectivas, fizemos uma parceria com o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil coordenado pela UFMG/MEC. Nos dias 8 e 9 de setembro, Ana Teberosky participou de um encontro com os pesquisadores de diversas universidades brasileiras, responsáveis por produzir um documento de referência neste campo. Além disto, foi convidada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da UFMG a fazer uma conferência aberta na universidade, a qual contou com a participação de 650 pessoas.

No dia 16 de setembro, em São Paulo, o Laboratório de Educação organizou a conferência “Porque aprender linguagem na educação infantil”, cujo documento base já está disponível aqui.

Além dos eventos acima mencionados, a professora deu diversas entrevistas para a grande mídia e para a mídia especializada. Se quiser conferir veja:

- Jornal O Estado de S. Paulo

- Jornal TV Futura

- Cadernos Cenpec

- Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE

 

Compartilhe