22 de junho de 2022
O Conselho Municipal de Educação de São Paulo (CME), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação incumbido de assessorar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas municipais no âmbito educacional, realizou sessão solene de posse de novos conselheiros em 05 de maio de 2022. O evento ocorreu na Casa Sérgio Buarque de Hollanda, na região do Pacaembu, e na ocasião a Presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso, foi nomeada como representante da comunidade.
Representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil compõem o conselho. O órgão conta com membros da Secretaria Municipal de Educação, docentes, diretores e funcionários das redes de ensino do município, e se reúne semanalmente em plenárias que tratam de pautas baseadas em necessidades e expectativas que são identificadas nas diferentes instâncias do sistema de ensino. O grupo discute, avalia e propõe resoluções que passam a orientar aspectos relacionados ao funcionamento das escolas, desde questões sanitárias relacionadas à COVID-19, até questões relativas à gestão pedagógica.
Em todas essas instâncias, a participação de Beatriz Cardoso parte da perspectiva de trazer o olhar pedagógico que permeia as produções do Laboratório de Educação para encarar questões que se apresentam na prática cotidiana dos educadores e gestores escolares. O ponto de vista pedagógico é foco até mesmo para tratar de questões de cunho mais operacional.
Para além dos encontros periódicos do CME, Beatriz faz parte da câmara dedicada à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental que, neste momento, está se preparando para fazer um balanço dos principais desafios desse segmento a fim de elaborar recomendações para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O Laboratório de Educação tem como vocação a produção de conhecimentos pedagógicos estratégicos que possam fortalecer instituições em suas práticas cotidianas. Atuamos sempre em perspectiva sistêmica, refletindo e criando estratégias e ações fundamentadas em pesquisa, que promovam contextos de aprendizagem no dia a dia para todas as crianças. Desta forma, a nomeação da Presidente do Labedu como membro do CME é uma oportunidade de colocar esse repertório a serviço das necessidades das redes públicas de ensino.
Na cerimônia de posse dos novos conselheiros do CME neste ano, tomaram posse representantes do magistério e representantes da comunidade. Os empossados passam a integrar o Conselho Municipal de Educação de São Paulo, nos termos da Lei 10.429, de 24 de fevereiro de 1988 e dos Decretos 33.892, de 16 de dezembro de 1993 e 34.441, de 18 de agosto de 1994, com mandato de seis anos. Estiveram na sessão, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Hubert Alquéres. Após a posse dos conselheiros, foram eleitos presidente e vice-presidente do Conselho e presidente e vice-presidente das Câmaras para o biênio 2022-2024.
Conheça os novos Conselheiros de Educação do município de São Paulo:
Representantes do Magistério
Titular: Simone Aparecida Machado
Suplente: Carmen Lucia Bueno Valle
Titular: Guiomar Namo de Mello
Suplente: Lucilene Schunck Costa Pisaneschi
Representantes da Comunidade
Titular: Beatriz Cardoso
Suplente: Alexsandro do Nascimento Santos
Conselho Municipal de Educação – CME
Presidente: Rose Neubauer
Vice-Presidente: Sueli Mondini
Câmara de Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais – CEIFAI
Presidente: Cristina Cordeiro
Vice-presidente: Lucimeire Cabral
Câmara de Anos Finais e Ensino Médio – CAFEM
Presidente: Karen Andrade
Vice-presidente: Luci Batista