“A cidade ensina e a criança aprende”, um workshop do Toda Criança Pode Aprender no Educação 360 | Labedu

“A cidade ensina e a criança aprende”, um workshop do Toda Criança Pode Aprender no Educação 360

1 de outubro de 2018

Na última segunda-feira, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet Piedra, da equipe do Laboratório de Educação, realizaram o workshop “A cidade ensina, a criança aprende” durante o encontro internacional Educação 360°.

Com a participação de 15 professoras de Educação Infantil que atuam em municípios do estado fluminense, o encontro teve como pauta o que a cidade ensina por meio de seus espaços, práticas, recursos simbólicos e movimentações. A partir de “estudos de caso” registrados em vídeo e de uma saída fotográfica pela região do Museu de Arte do Rio, discutiu-se de que forma os adultos podem favorecer interações produtivas das crianças com os espaços urbanos em que convivem.

O grupo se debruçou sobre qual o papel da escola no cenário atual em que as experiências das crianças se restringem às que podem ser vivenciadas em lugares controlados e “feitos” para elas, sem levar em consideração todo o potencial de aprendizagem que já existe nas cidades, com suas virtudes e imperfeições. Além de pensarem em ações que a escola pode realizar para promover explorações intencionais no seu entorno, as educadoras também refletiram sobre os limites dessa inserção, que exigem um olhar mais amplo para a parceria entre escola, família e comunidade.

Saiba mais sobre outros conteúdos e referências do evento na página do Facebook do Educação 360°.

Compartilhe