28 de outubro de 2025
No começo de outubro, após a participação no encontro anual do ProLEER em Santiago, as diretoras do Labedu Andrea Guida, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet deram sequência às articulações de pesquisa e troca de experiências no Chile. As visitas são parte de uma agenda de cooperação do Labedu com parceiros latino-americanos, apresentando suas iniciativas e conhecendo diferentes experiências de pesquisa, inovação e implementação de políticas públicas de educação com foco na formação de professores.
Durante a agenda, a equipe foi recebida pela decana da Faculdade de Educação da Universidad Diego Portales, a professora e pesquisadora brasileira Paula Louzano. No dia de imersão, as educadoras aprofundaram no currículo da formação inicial de professores de educação infantil e ensino fundamental, a partir de trocas com as coordenadoras dos respectivos programas, além de visitarem e aulas de diversas disciplinas do curso de Pedagogia. Foram compartilhados materiais e experiências do Labedu, especialmente sobre monitoramento e avaliação.
Para Andrea Guida, diretora do Labedu, a articulação internacional no Chile, referência regional na qualidade da formação docente e na implementação de reformas educativas sistêmicas, é fundamental para ampliar as perspectivas institucionais. “Foi muito enriquecedor conhecer modelos que articulam, na formação inicial, ciclos de estudo, experiência prática e reflexão, da mesma forma que o Labedu faz na formação continuada. Levamos nosso repertório e perspectivas para o debate e voltamos com referências sobre como fortalecer ainda mais a relação entre pesquisa, prática e políticas públicas.”
A equipe também participou de um grupo de estudos com doutorandas de psicologia focadas na primeira infância, discutindo metodologias de pesquisa sobre a implementação de programas, incluindo estudos de usabilidade, factibilidade e otimização de intervenções educativas. Além disso, visitou a Focus, uma consultoria chilena que desenvolve programas em parceria com o setor público e ONGs, e o EduLab, uma iniciativa vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Chile voltada a aproximar pesquisas acadêmicas de problemas concretos em educação, incentivando parcerias entre pesquisadores e organizações.
As visitas permitiram ao Labedu estreitar conexões com iniciativas latino-americanas, ampliando referências sobre formação docente, políticas públicas de educação, pesquisa aplicada e implementação de programas, fortalecendo o diálogo entre evidências, prática e políticas públicas.